Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/10/2017 - 14h37min

Comissão apresenta relatório anual “Álcool x Direção”

Imprimir Enviar
Relatório "Álcool x Direção 2016"

Em reunião na tarde desta terça-feira (31), o presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas, deputado Ismael do Santos (PSD), apresentou o relatório "Álcool x Direção 2016". Elaborado pela comissão, o documento apresenta uma análise anual relativa à nefasta combinação de álcool e direção nas estradas de Santa Catarina.
Elaborado em formato de cartilha, Ismael informou que a iniciativa do relatório é fruto de um esforço conjunto com o Ministério Público e a Secretaria Estadual de Segurança Pública na tentativa de melhor compreender os padrões de consumo do álcool e os perigos da combinação da bebida com o volante.
Considerando que a cada 30 minutos uma pessoa morre no mundo vítima de um motorista bêbado, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o parlamentar frisou que em Santa Catarina os números confirmam o alto índice de motoristas que conduzem nas estradas catarinenses após ingerir bebida alcoólica.
Segundo Ismael, uma das defasagens para evitar que esse número continue a crescer é a fiscalização. "Atualmente o estado conta com 221 equipamentos de bafômetros, concentrados apenas em 167 cidades, sendo que Santa Catarina conta com 295 municípios. Ou seja, aproximadamente 30% dos municípios catarinenses não têm esse equipamento para atuar na fiscalização." 
Dentro do levantamento de dados que foram apresentados na cartilha, foi constatado que de 2013 a 2016 um total de 7.227 motoristas foram flagrados sob efeito de álcool. "Entre as cidades com maior índice de motoristas flagrados está Blumenau, Lages, Florianópolis, Brusque e Jaraguá do Sul", informou Ismael dos Santos.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar