Comissão de Agricultura aprova encaminhamentos para controle dos javalis
A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (1º), os encaminhamentos apresentados pelo deputado Gabriel Ribeiro (PSD) sobre o controle dos javalis em Santa Catarina. Sob coordenação do parlamentar, um grupo técnico de trabalho, formado a partir da realização de audiência pública em Lages, no dia 7 de maio, estudou as medidas cabíveis e elaborou um documento entregue à comissão. Os encaminhamentos propostos incluem o incentivo à caça por caçadores amadores; incentivo e treinamento dos produtores rurais para caça e captura dos javalis; criação de equipes de caçadores profissionais, contratados pela Cidasc, sob coordenação da Polícia Ambiental.
Gabriel disse que, “com as medidas, será possível dar um passo à frente no controle dessa que se tornou uma praga para a agricultura catarinense”. O documento será encaminhado pela comissão à Secretaria de Estado de Agricultura, solicitando as providências. Os parlamentares continuarão debatendo o assunto na comissão, para analisar quais são as iniciativas legislativas cabíveis.
Projeto aprovado
O colegiado também aprovou o Projeto de Lei 561/2015, de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que institui a Política de Desenvolvimento Regional da Bacia Leiteira da Mesorregião do Oeste Catarinense (PDR-Leite Oeste). O projeto foi relatado na comissão pelo deputado Dirceu Dresch (PT), que defendeu a importância estratégica da cadeia produtiva do leite para a agricultura familiar de Santa Catarina. “Somente no Oeste, temos 50 mil famílias atuando na atividade leiteira. Precisamos garantir a sobrevivência desses agricultores na atividade”, argumentou.
Fórum do Agronegócio
A preocupação com a diminuição do número de engenheiros agrônomos no quadro de servidores do Estado será um dos pontos debatidos pelo Fórum Permanente do Agronegócio, por sugestão do presidente da comissão, deputado Natalino Lázare (PR). O fórum se reunirá pela primeira vez na primeira semana de agosto para eleger presidente e vice-presidente.
“As entidades da agricultura têm grande preocupação com o controle da sanidade animal na divisa entre os estados”, relatou o deputado. A comissão recebeu um ofício da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Sul Catarinense, no qual a entidade relata que as ações de vigilância e fiscalização da Cidasc poderão ser descontinuadas em função da aposentadoria de engenheiros agrônomos. A entidade pede apoio dos parlamentares à reivindicação de abertura de concurso público.
Agência AL