Comissão de Agricultura acolhe sugestões para planejamento estratégico
O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, deputado Natalino Lázare (PR), recebeu nesta quarta-feira (8) sugestões dos parlamentares que integram o colegiado de ações que vão compor o planejamento estratégico para os próximos dois anos. A defesa do fortalecimento da extensão rural e da assistência técnica, por parte do Estado, será uma das metas de trabalho da comissão, na opinião do presidente.
“Nós vamos sistematizar as ideias trazidas pelos parlamentares. Isso vai nortear o trabalho da comissão”, reforçou Natalino. Na opinião dele, é urgente que o Estado retome o trabalho de extensão rural e assistência técnica aos pequenos produtores. “Com os quadros da Cidasc e da Epagri reduzidos, a extensão rural hoje praticamente não existe mais. Os pequenos produtores estão abandonados”, reforçou. O assunto é um dos temas pautados pelo deputado Dirceu Dresch (PT), que encaminhou documento contendo diversas sugestões para contribuir com o planejamento da comissão.
Já o deputado Cesar Valduga (PCdoB) sugeriu o envio de uma moção ao governo pela criação de uma força-tarefa de patrulha agrícola nos municípios, pois as prefeituras não dão conta da manutenção das estradas do interior, que são importantes, conforme o deputado, não apenas para o escoamento da produção agrícola, mas também para o deslocamento dos estudantes. Outro assunto que o parlamentar sugeriu à comissão é atuar em prol da redução do custo dos insumos agrícolas. “Precisamos baratear os insumos agrícolas, da mesma maneira que conseguimos reduzir o custo dos medicamentos genéricos, para dar oportunidade de permanência dos agricultores no campo”, pontuou.
Audiência pública
Por sugestão do deputado Gabriel Ribeiro (PSD), a comissão deliberou a realização de uma audiência pública para debater com a população de Lages e região os ataques de javalis a plantações. Conforme o deputado, o abate dos javalis é autorizado, mas os agricultores não estão conseguindo impedir a destruição das plantações. A data da audiência pública será confirmada nos próximos dias.
Agência AL