Comissão da Saúde é instalada; Volnei Morastoni prossegue na presidência
O deputado Volnei Morastoni (PT) foi reconduzido à presidência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Na manhã desta quarta-feira (6), uma reunião no gabinete do deputado Antonio Aguiar (PMDB) deu início aos trabalhos da comissão em 2013.
Morastoni foi eleito por unanimidade e terá Aguiar como vice-presidente. Segundo o petista, o primeiro passo da comissão será elaborar um plano de trabalho para os próximos dois anos. “Já desenvolvemos um trabalho em todo o estado levantando os problemas da saúde pública. Agora devemos aprofundar esse trabalho com soluções práticas para os problemas”, destacou.
O presidente elencou alguns pontos que devem ser prioridades para a comissão em 2013: o custeio e o vocacionamento dos hospitais filantrópicos, a mobilização em prol do projeto de lei de iniciativa popular que destina 10% do orçamento da União para o SUS e o aumento do teto financeiro per capta pago pelo Ministério da Saúde a Santa Catarina.
Os demais membros da comissão também destacaram a necessidade da descentralização do atendimento médico de alta complexidade. “Precisamos levar a alta complexidade para o interior. Ao invés de trazer ambulâncias para a capital, levar médicos para o interior”, afirmou Antonio Aguiar.
O deputado Jorge Teixeira (PSD), membro da comissão, apresentou uma proposta de assistência médica descentralizada e regionalizada, elaborada pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi). O objetivo é fortalecer a atuação dos consórcios intermunicipais de saúde, mediante o repasse de mais recursos financeiros, para estimular a permanência de médicos de alta complexidade em municípios de menor porte.
Composição da Comissão de Saúde:
- Presidente: Volnei Morastoni (PT)
- Vice-presidente: Antonio Aguiar (PMDB)
- Membros: Serafim Venzon (PSDB), Mauro de Nadal (PMDB), Sargento Amauri Soares (PDT), Jorge Teixeira (PSD) e José Milton Scheffer (PP)
Agência AL