Comissão aprova PL que promove o desenvolvimento da meliponicultura
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL
Na tarde desta terça-feira (14), a Comissão de Turismo e Meio Ambiente aprovou o Projeto de Lei (PL) 45/2023, de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que reconhece a meliponicultura como atividade interesse social. A proposição recebeu parecer favorável do presidente do colegiado, deputado Marquito (Psol).
Meliponicultura é o trabalho de criação de espécies de abelhas sem ferrão. A ideia é equiparar essa atividade com a apicultura - que já é reconhecida como atividade de interesse social, mas diz respeito apenas à criação de abelhas com ferrão.
“Santa Catarina ocupa cada vez mais lugar de destaque com a expressiva relevância econômica da atividade desenvolvida pelos apicultores e meliponicultores. Promover estas políticas é promover sustentabilidade”, justificou o deputado.
A matéria esta apta a ser votada em plenário.
Requerimentos aprovados
Foram aprovados os requerimentos do deputado Marquito para que a comissão acompanhe as obras de alargamento de faixas de areia no litoral do estado, assim como a realização de reunião para tratar da prática esportiva do voo livre em Florianópolis, em especial na região da Lagoa da Conceição. A data dessa reunião ainda será definida.
(Com informações de Paulo Corrêa)