Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/03/2022 - 14h28min

Comissão aprova palestras e reuniões sobre prevenção às drogas pelo estado

Imprimir Enviar
Comissão de Prevenção e Combate às Drogas se reuniu na tarde desta quarta-feira (9)
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa realizará no decorrer deste ano palestras e reuniões em escolas e comunidades terapêuticas de todo o estado, voltadas à prevenção às drogas. A medida foi aprovada pelos membros do colegiado, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (9).

Conforme o presidente da comissão e proponente dos eventos, deputado Ismael dos Santos (PSD), são 160 palestras em escolas estaduais e municipais e 70 reuniões em comunidades terapêuticas. Elas serão realizadas entre março e julho e entre novembro e dezembro deste ano.

“Vamos atender, nas escolas, os alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio, que não são atendidos pelas palestras do programa Proerd”, afirmou Ismael. “São palestras que atuam em três eixos: a repressão, a prevenção e o acolhimento.”

As primeiras palestras e reuniões serão realizadas em Joinville e Araquari, já na próxima semana. As demais ocorrerão conforme demanda apresentada à comissão.

O deputado Volnei Weber (MDB) destacou a importância das palestras. “É algo que oportuniza levar a orientação para um público que tanto precisa”, disse.

A comissão também aprovou a realização de uma palestra, com o tema “A mulher e o drama do álcool e das drogas na família e na sociedade”, no dia 30 de março. O evento será na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), em Blumenau, a partir das 19h30.

Programa Reviver
Durante a reunião desta quarta, o deputado Ismael dos Santos informou que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deve abrir, até abril, um edital para o credenciamento de novas comunidades terapêuticas ao Reviver, programa mantido pelo governo estadual para o financiamento de vagas para acolhimento de dependentes químicos. Conforme o parlamentar, atualmente 70 entidades estão credenciadas.

“Temos 150 comunidades no estado e muitas já demonstraram interesse em aderir ao Reviver”, comentou.

Pelo programa, cada comunidade recebe R$ 1 mil por dependente acolhido. Esse valor, conforme Ismael, é o mesmo desde o início do programa, em 2013, e deve ser reajustado. “Estamos pedindo que ele passe para R$ 1,5 mil, pelo menos.”

A deputada Luciane Carminatti (PT) questionou sobre a quantidade de vagas do Reviver que são reservadas para mulheres. Conforme Ismael, atualmente, são 120 vagas, disponíveis em quatro das 70 comunidades credenciadas ao programa.

Porém, a demanda por essas vagas é desconhecida. “Coloco isso como um desafio para a comissão, contanto com a parceria da Secretaria da Saúde, para nos dar um diagnóstico mais técnico a essa clientela”, disse Ismael.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar