Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/02/2015 - 15h57min

Colombo fala em revisar contratos e pede espírito de colaboração aos técnicos

Imprimir Enviar
Leitura da Mensagem Anual do Executivo foi nesta terlça-feira (3). FOTOS: Carlos Kilian / Agência AL

Apesar de destacar o extraordinário momento vivido pelo estado, que cresce acima da média nacional, o governador Raimundo Colombo defendeu a redução de custos e a colaboração dos técnicos para o cumprimento desse objetivo durante a sessão especial de leitura da Mensagem Anual do Executivo, realizada na tarde desta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa.

“Vamos avaliar as despesas do governo, revisar os contratos, ver qual o resultado, se não tem nada paralelo”, declarou o governador, que citou o caso do Samu. “Será que o Samu, cujo custo aumentou muito, não pode ser feito em parceria com os bombeiros?”, cogitou o chefe do Executivo.

O governador também mencionou o contrato da Ponte Hercílio Luz, cujas obras de recuperação estão paralisadas. “No caso da Ponte Hercílio Luz fizemos mais de 100 reuniões, depois fomos olhar e vimos que empresas importantes participaram da concorrência, mas com a Lei 8.666 não tem como”, reclamou Colombo, anunciando em seguida que “a empresa que construiu a ponte tem interesse em executar a obra” e que o governo estuda uma maneira de contratar essa empresa, inclusive com dispensa de licitação.

Colombo pediu a colaboração do Legislativo, do Tribunal de Contas, do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Justiça para encontrar uma solução definitiva para as obras de recuperação do cartão-símbolo do estado de Santa Catarina.

Momento extraordinário
Colombo anunciou que o PIB catarinense cresceu cerca de 2% em 2014. “O maior crescimento do Brasil”. Também destacou os níveis de emprego e afirmou que ao contrário dos vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná, que aumentaram o ICMS sobre a energia elétrica e o IPVA, em Santa Catarina não haverá aumento de impostos.

Para ele, o estado continuará dinamizando sua economia através de uma intervenção proativa do governo. Colombo citou a abertura do mercado japonês à carne suína, do mercado mexicano à carne de frango e previu a conquista do mercado da Coreia. Falou da Siemens, gigante alemã de equipamentos médicos, cuja unidade de Joinville dobrou a produção em 2014.

O governador ainda avaliou que o dólar valorizado favorece as exportações catarinenses. “Tivemos alguns resultados importantes, o setor cerâmico bate recorde de exportações todo mês”, enfatizou, acrescentando que a indústria têxtil também se beneficiou do dólar forte. “O setor está se revigorando”, comemorou.

Sessão prestigiada
As galerias e o plenário ficaram lotados de servidores do Executivo e do Legislativo para ouvir a mensagem do governador. Prestigiaram a sessão especial que marca a abertura dos trabalhos legislativos em 2015 o presidente do Tribunal de Justiça, Nelson Schaefer Martins, o presidente do Tribunal de Contas, Luiz Roberto Herbst, o subprocurador-geral de Justiça, Antenor Chinato Ribeiro, além de secretários de estado, deputados estaduais, correligionários e aliados do governador.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar