Cesar Souza Junior faz balanço de sua atuação no Parlamento
No dia 31 de dezembro próximo, o deputado Cesar Souza Junior (PSD) deixará a Assembleia Legislativa. No dia seguinte, ele toma posse como prefeito de Florianópolis, cargo para o qual foi eleito no último dia 28 de outubro.
Não será a primeira experiência do parlamentar no Poder Executivo. Logo no início do governo Raimundo Colombo (PSD), em 2011, ele assumiu a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, onde permaneceu até março passado, quando, por força da legislação eleitoral, teve que se afastar do cargo para disputar a prefeitura.
Em entrevista à Agência AL, o deputado e prefeito eleito faz um balanço de sua atuação no Parlamento catarinense e garante que a experiência no Legislativo foi importante na sua condução à Prefeitura de Florianópolis. Confira:
Agência AL - De que forma a experiência que o senhor adquiriu como deputado estadual vai lhe ajudar na condução da Prefeitura de Florianópolis?
Cesar Souza Junior - Foi a minha atuação na Assembleia, aquilo que aprendi nesta Casa, aquilo que pude demonstrar nesses seis anos e meio em que exerci o cargo de deputado estadual, que me levaram à prefeitura. Essa Casa foi muito importante. Eu creio que a relação com o Legislativo, a construção de bons projetos, de boas práticas, o respeito ao Poder Legislativo é algo que eu aprendi aqui e que vai permear minha relação com a Câmara de Vereadores de Florianópolis.
Que balanço o senhor faz do período em que esteve na Assembleia?
Foi um período muito positivo. Nós conseguimos propor alguns projetos importantes, como o que criou o Jardim Botânico de Florianópolis, a Lei da Ficha Limpa Estadual, que virou uma referência para outros estados do país. Tivemos também o Passe do Idoso Estadual, a lei que criou vagas para pessoas com deficiência nos órgãos públicos. Participei quatro anos como integrante da Comissão de Constituição e Justiça, que foi uma grande experiência. Tenho certeza que o tempo que passei nesta Casa foi um tempo que honrou os eleitores que me elegeram em 2006 e 2010.
Como fica a sua atuação nessas semanas que lhe restam de mandato?
Vou conciliar a transição [para a prefeitura] com o mandato de deputado. Vou estar em todas as sessões, votando, apreciando os projetos, e vou exercer até a última votação, no dia 20 de dezembro, meu mandato de deputado, para o qual fui eleito em 2010. (Marcelo Espinoza)