Cerimônia marca encerramento da pós-graduação do Legislativo
A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, considerada referência nacional, formou terça-feira (03), às 19h, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, a primeira turma de pós-graduação em Poder Legislativo e Cidadania. O curso, que teve início em 25 de agosto de 2011, foi oferecido aos servidores do Parlamento catarinense e de câmaras municipais para a melhoria da qualidade do serviço público. Na cerimônia de encerramento, 19 alunos receberam certificados. O formando Simeão Laércio Ramos foi o orador da turma e ressaltou que a voz vinda das ruas exige uma mudança de postura dos cidadãos o que passa pela reflexão da missão do Parlamento e das demais instituições brasileiras.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Carla Maria Evangelista Vieira Pedrozo, lembrou em seu discurso o empenho da equipe da instituição para realizar a pós-graduação. Ela destacou a importância da especialização para o aprimoramento constante da atuação parlamentar através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, fomentando a produção científica e o avanço do conhecimento sobre o Poder Legislativo.
Assessor parlamentar e jornalista, o formando Carlos Paniz afirmou que a especialização permitiu uma discussão da política de forma pura e apartidária. “Os professores foram escolhidos a dedo”, disse. A formanda Valeska Daniela Tratsk garantiu que a bagagem acadêmica vai influenciar diretamente em seu dia a dia: “Nosso trabalho no Legislativo será muito melhor. O conhecimento que eu adquiri me deu uma nova visão da política que levarei para toda a vida”, analisou.
Seis dos 19 professores que acompanharam os estudantes ao longo de dois anos receberam homenagem especial: Antônio José Barbosa (Universidade de Brasília - UNB), Elson Manoel Pereira (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), Fernando de Souza Coelho (Universidade de São Paulo - USP), Humberto Dantas (Insper – Ensino e Pesquisa), Marcelo Arno Nerling (USP) e Sílvia Inês Coneglian Carrilho (UFSC). O estudante Antônio Francisco Cervi foi escolhido “Amigo da Turma”. A professora mestre Rejane Marcus Bodnar foi patronesse e o professor doutor Orides Mezzaroba, paraninfo.
Participaram da mesa os deputados Sílvio Dreveck (PP) e José Milton Scheffer (PP) e o chefe de gabinete da presidência, Douglas Warmling, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP). O presidente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, deputado Gelson Merisio (PSD) foi representado pela coordenadora da instituição, Carla Pedrozo.
Formandos
- Alexandre José Back
- Antônio Francisco Cervi
- Carlos Henrique Paniz
- Carolina Tomazelli
- Claudio Tubbs
- Dayana Romero Mota
- Deyse Aparecida Ferreira
- Dorli Schwalbe
- George Jesus Fleury Camargo
- Josy Maria Marcelino da Silva
- Juliana Helena Nunes Giacomosi
- Maria Natel Scheffer Lorenz
- Marcio Welter
- Marianne C. Tilmann
- Ramatís Bessa Santos
- Simeão Laércio Ramos
- Tatiane de Bona
- Valeska Daniela Tratsk
Sala de Imprensa