Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/07/2016 - 12h16min

CCJ aprova divulgação de editais de concursos também em braile

Imprimir Enviar
Na reunião desta terça (12), CCJ também admitiu dois vetos encaminhados pelo governador

Reunida na manhã desta terça-feira (12), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 308/2015, que determina a divulgação de editais de concursos públicos no sistema de escrita em relevo anagliptografia, para leitura em braile. Pela proposta, de autoria do deputado Antonio Aguiar (PMDB), a exigência só não será aplicada para os processos seletivos que envolvam cargo ou emprego público cujo exercício seja incompatível com a deficiência visual. Ainda segundo o texto, o não cumprimento do disposto implicará a anulação dos editais.

A aprovação da matéria teve por base o parecer apresentado pelo deputado Narcizo Parisotto (PSC), que defendeu a medida como uma forma de dar cumprimento ao que dispõe o artigo 5º da Constituição Federal, que assegura tratamento igualitário a todos os cidadãos, sem distinção de qualquer natureza. Com o resultado, a proposta segue para as comissões de Finanças e Tributação e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Feira e Exposição Agropecuária
A comissão se manifestou favoravelmente ao PL 160/2016, que inclui a Feira e Exposição Agropecuária do Vale de Braço do Norte e Região (Feagro) no calendário oficial de eventos do Estado de Santa Catarina. Na exposição de motivos que acompanha o projeto, o autor, o deputado José Nei Ascari (PSD), justifica a proposta como forma de dar maior visibilidade ao evento, que se destaca como a segunda maior exposição de gado Jersey do mundo, superada apenas pela de Madison, nos Estados Unidos, e importante oportunidade para a atração de investimentos na produção de leite, suínos e gado de corte.

O projeto, que contou com a relatoria do deputado Marcos Vieira (PSDB), segue em análise nas comissões de Educação, Cultura e Desporto e de Turismo e Meio Ambiente.

Semana Estadual do Produtor Rural Catarinense
Já aprovada anteriormente na CCJ, o PL 462/15, que visa instituir a Semana Estadual do Produtor Rural Catarinense, retornou ao colegiado para a análise de uma emenda substitutiva global ao texto apresentada no âmbito da Comissão de Comissão de Agricultura e Política Rural. A nova redação ao PL, de autoria do deputado Julio Ronconi (PSB), informou a relatora da matéria, deputada Luciane Carminatti (PT), visa apenas promover correções de caráter redacional. O encaminhamento abre caminho para que o texto seja votado em plenário.

Vetos do governador
Foram admitidas duas Mensagens de Veto (MSV) emitidas pelo governo do Estado, que agora seguem para serem votadas em plenário.

  • MSV 523/2016, veto total ao PL 352/2013, do deputado Antonio Aguiar (PMDB), que dispõe sobre a criação da Política de Qualificação do Servidor Público Estadual para treinamento e habilitação em língua de sinais que visa assegurar às pessoas surdas o direito de serem atendidas nas repartições públicas do Estado de Santa Catarina por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
  • MSV 524/2016, veto total ao PL 520/2015, do deputado José Nei A. Ascari (PSD), que institui a Central de Cadastro de Empregos para pessoas com deficiência e adota outras providências.
Alexandre Back
Agência AL

Voltar