Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/08/2014 - 19h24min

Campanha lançada na Capital visa conscientizar sobre direitos dos deficientes

Imprimir Enviar
Campanha foi lançada na Capital. Foto: Carlos Kilian

O ato de estacionar na vaga exclusiva para deficientes pode ter sérias consequencias para quem realmente depende dela para deixar o veículo. Essa e outras situações que parecem simples aos olhos da maioria são na verdade um desrespeito aos direitos da pessoa com deficiência. Para conscientizar a população sobre as necessidades especiais dos deficientes, foi lançada na tarde desta quinta-feira (7), em Florianópolis, a campanha “RespeitAÇÃO”.

A iniciativa é da Comissão Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência ,da Câmara de Vereadores de Florianópolis e conta com o apoio da Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Diretos da Pessoa com Deficiência.

Entre as ações previstas, estão a realização de várias blitz pela Guarda Municipal e a distribuição de 20 mil panfletos que imitam uma multa de trânsito. “A população será convidada a colocar essa “multa” fictícia nos carros estacionados irregularmente nas vagas de deficientes”, explica o vereador Ed Pereira, presidente da comissão que organiza a campanha. “A ideia é que essa onda pegue na cidade e se torne viral. ‘RespeitAÇÃO’ é uma atitude de todos nós”.

A falsa notificação traz em destaque a logomarca da campanha e a mensagem: “Coloque-se no seu lugar: não estacione em vagas para pessoas com deficiência”. Ainda traz informações sobre a ação e recados para que as atitudes de respeito ao próximo sejam aculturadas entre a população. Quem estaciona indevidamente nessas vagas comete infração, com multa prevista em R$ 53,20, com a perda de três pontos na carteira de habilitação. O carro também pode ser guinchado.

Ações complementares
Serão distribuídos adesivos e peças em braile. Os estabelecimentos comerciais com acessibilidade e pessoal de atendimento treinado receberão um selo de identificação. “Vamos realizar um curso de capacitação oferecido pela Câmara de Vereadores em parceria com Fundação Catarinense de Educação especial. Mas essa é uma ação futura”, planeja o vereador Ed.

Além do uso das vagas especiais, atitudes de discriminação e desrespeito também fazem parte do cotidiano dos deficientes. “É uma questão social. Essa campanha veio em boa hora”, avaliou a cadeirante Larissa Kliemann, servidora pública.

Denise de Siqueira, também cadeirante, faz parte do grupo Floripa Acessível. Ela acredita que a campanha cumpre um papel que deveria ser do governo. “Muitas vezes essa questão é negligenciada”, desabafou. A “RespeitAÇÃO” deve ganhar as redes sociais com mensagens e vídeos.

Inspiração
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência criada no Legislativo de Florianópolis foi inspirada no colegiado de mesmo nome e propósito que existe no Parlamento catarinense. Segundo a assessora parlamentar da comissão da Assembleia Legislativa, Janice Krasniak, várias câmara municipais estão se organizando para criar comissões semelhantes a essa. “É um trabalho que dá respaldo ao que é desenvolvido na Assembleia Legislativa, em favor da pessoa com deficiência”, analisou.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar