Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/06/2014 - 12h22min

Bombeiros celebram 11 anos de emancipação e formam nova turma

Imprimir Enviar

O Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC) celebrou na manhã desta sexta-feira (13) os 11 anos de emancipação administrativa e financeira da corporação. A solenidade, realizada no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis, foi marcada também pela formatura de 21 aspirantes a oficial, que começam a entrar em serviço nos próximos dias.

Antes integrados à Polícia Militar, os bombeiros militares chegam a 2014 com a estrutura fortalecida, afirmou o comandante-geral do CBMSC, Coronel Marcos de Oliveira. Até 2003, ano da emancipação, a instituição contava com três batalhões e 1890 efetivos, contra os atuais 13 batalhões e 2965 efetivos. “Evoluímos muito nesse período. Hoje estamos presentes em 122 municípios e contamos com unidades especializadas em operações aéreas e forças-tarefa, bem como novos veículos e equipamentos, que nos dão nova motivação e possibilidade de cumprir melhor nossas tarefas junto à sociedade catarinense”, disse.

Nos próximos 15 dias, afirmou ainda Oliveira, 21 aspirantes a oficial também devem somar-se ao quadro geral da corporação. Eles entram em serviço após dois anos de capacitação técnica e prática em áreas como prevenção e o controle de incêndios, salvamento aquático e em altura, resgate veicular, busca terrestre, atendimento pré-hospitalar, perícia em locais sinistrados e acidentes com produtos perigosos.  “Agora eles serão distribuídos por todas as unidades do estado, onde cumprirão estágio probatório de seis meses, após o qual serão promovidos ao posto de segundo-tenente para cumprir suas funções de comando, chefia e direção.”

Reequipamento

Presente à solenidade, o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, destacou as ações do governo visando promover o reequipamento dos bombeiros militares. Entre elas, o repasse de 56 viaturas, entre caminhões-tanque e de resgate, micro-ônibus, ambulâncias de auto socorro e urgência, quadriciclos e embarcações. “Esses equipamentos vão levar mais tecnologia, segurança e agilidade aos serviços prestados pela corporação”, frisou.

Os veículos, entregues na terça-feira (10), fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 30 milhões, um dos maiores da história da corporação, acrescentou o vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira. “O objetivo é que, ao longo deste ano, quartéis de todo o estado possam ser beneficiados com as melhorias.”

Alexandre Back
Agência AL

Voltar