Biblioteca Pública de SC promove projeto para troca de livros
Fomentar a circulação de conhecimentos entre os públicos adulto e infantojuvenil, e renovar o acervo de obras literárias. Com esse objetivo, a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) volta a promover, a partir desta seguranda-feira (7), o projeto “Troca-Troca: Ceder para Conquistar”.
A iniciativa, que teve início em julho de 2015, volta a ser adotada neste ano em função do sucesso alcançado, destaca Maria Teresinha Debatin, presidente da Fundação Catarinense de Cultura, entidade administradora da biblioteca. No ano passado, em apenas quatro meses de realização, alcançamos cerca de 1 mil livros trocados, o que nos motivou a continuar com o projeto.”
Além de promover uma cultura de compartilhamento de livros, o projeto também busca reduzir o número de exemplares duplicados na própria biblioteca, acrescenta Maria. “Queremos passar à criança a ideia de que o livro deve ter asas, ou seja, de que o que a obra que foi boa para ela, que lhe transmitiu conhecimentos, deve circular para trazer o mesmo benefício a outra pessoa. Ao mesmo tempo, queremos oxigenar o acervo da biblioteca, trazendo títulos que não possuímos.”
Para Vilma Franco de Lima, que desde o ano passado acompanha o filho, João Pereira, de 7 anos, à biblioteca, outra vantagem do serviço de trocas é a economia. “No ano passado o João entrou na escola e realizamos as primeiras trocas para auxiliá-lo na aprendizagem da leitura. A experiência foi muito boa e também evitou muitos gastos, já que esses livros custam em média R$ 30 e ele lê um por semana.”
Como participar
A biblioteca, localizada no centro de Florianópolis, oferece o serviço todas as segundas-feiras, entre as 8h e 19h. Para participar, basta assinar uma lista de presença e entregar a um bibliotecário os exemplares a serem trocados. “Cada pessoa pode trocar até cinco obras, desde que os que trouxe estejam em bom estado e não sejam em papel jornal. Temos disponíveis 50 títulos em literatura infantojuvenil e adulto, à escolha dos participantes”, destaca a administradora da BPSC, Patrícia Karla Firmino.
Agência AL