25/02/2009 - 17h51min
Balanço do Dia
O feriado de carnaval foi tema recorrente na sessão ordinária da tarde de hoje (25) na Assembléia Legislativa. A maioria dos parlamentares que ocupou espaço para tratar do assunto enalteceu os festejos, mas houve quem criticasse, em especial a falta de segurança no período.
Foi justamente a falta de segurança que o deputado Jailson Lima (PT) abordou em seu pronunciamento. Ele transmitiu as críticas de comerciantes de Bombinhas em relação ao período de carnaval. “Bombinhas teve uma boa atenção por parte da segurança pública no verão, mas no carnaval não recebeu o mesmo cuidado e ocorrências foram registradas.” No mesmo sentido, o deputado Kennedy Nunes (PP) destacou um assalto ocorrido a uma emissora de televisão em Joinville que teve inúmeros equipamentos roubados. Segundo Kennedy, “surpresa maior foi quando, ao tentar registrar a ocorrência, o empresário constatou que não havia nenhum dos cinco delegados de polícia de Joinville na cidade durante o feriado e que o retorno dos mesmos só aconteceria na quarta-feira de cinzas”.
Já o deputado Sargento Amauri Soares (PDT) enalteceu o trabalho dos policiais militares e bombeiros no feriado, enquanto a população se divertia, mas advertiu: “Foi anunciado que haveria 10 mil policiais trabalhando no carnaval, mas com nosso contingente isso seria impossível. O que aconteceu é que policiais trabalharam de forma continuada. E isso ainda é denominado segurança de qualidade”, ironizou.
Também para destacar o trabalho da PM e dos bombeiros o deputado Edison Andrino (PMDB) ocupou o espaço destinado ao seu partido e homenageou quem “faz o carnaval, mas não aparece”, citando ainda os enfermeiros e médicos nos plantões e as margaridas e garis que fizeram a limpeza das ruas dos municípios que tiveram festejos públicos. Ele lembrou a importância das comunidades da Capital que têm o carnaval descentralizado, como as regiões de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, “que comemoram de forma típica o feriado”. Andrino parabenizou o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e o prefeito da Capital, Dário Berger (PMDB), pelo que chamou de “um dos melhores carnavais de Florianópolis”.
Motivo de elogio também foi o carnaval de São Francisco do Sul. O deputado Darci de Matos (DEM) parabenizou o prefeito daquele município, Luiz Roberto de Oliveira (PP), pela ótima organização dos festejos, às escolas de samba da cidade por uma excelente apresentação, e ao governo, na figura do secretário de Estado do Turismo, deputado Gilmar Knasel (PSDB), pelo apoio às iniciativas daquele administrador.
Sistema Prisional
A situação do sistema prisional foi trazida ao Plenário pelo deputado Lício Mauro da Silveira (PP). O parlamentar comunicou que sua bancada na Assembléia, ao lado da bancada progressista da Câmara de Vereadores da Capital, visitou a Central de Triagem de Florianópolis, conhecida como o Cadeião do Estreito, e ficou apreensiva com a situação. “Estrutura deficiente, 133 presos em espaço destinado a 80, celas pequenas e insalubres”, constatou o parlamentar. Lício alegou que o problema de lotação também está ligado à falta de advogados para viabilizar os processos dos encarcerados. “Há presos por pequenos delitos e outros com pena já cumprida que poderiam estar em liberdade”, argumentou. O progressista pediu aos seus pares para viabilizar moção no sentido de dar apoio à iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) que visa realizar um mutirão para prestar atendimento à população carcerária do estado.
Lício aproveitou para elogiar a Penitenciária Industrial de Joinville, uma instituição privada, que classificou como uma prisão modelo. “Lá os presos têm uma boa estrutura, inclusive com atendimento dentário patrocinado pelos serviços executados pelos próprios apenados.”
As palavras do progressista tiveram eco no pronunciamento do deputado Darci de Matos, para quem o sistema terceirizado daquela penitenciária é eficiente. “A gestão terceirizada tem tido tanto sucesso que estados como Goiás e Pernambuco estudam adotar o modelo”, afirmou o democrata.
Em contra partida, o deputado Sargento Soares criticou o modelo terceirizado. “A realidade é diferente da apresentada. O Estado construiu e o Estado contrata quem segura aquele sistema. É um soldado da PM quem conduz aquela instituição. A terceirização do sistema prisional é polêmica e tem minha posição contrária. No ano passado foi assassinado um soldado que fazia uma escolta daquela penitenciária. Ele fazia a escolta apenas na companhia de um motorista terceirizado, o que não é permitido pelo estatuto da PM. Os terceirizados não estão preparados para a função”, finalizou Soares.
Inauguração
O deputado Jailson Lima ocupou a tribuna para informar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará Florianópolis no próximo dia 27, sexta-feira. A agenda que o presidente Luiz Inácio da Silva cumprirá em Santa Catarina tem como pricipal objetivo a inauguração da nova linha de transmissão da Eletrosul, reforçando o sistema elétrico da Ilha de Santa Catarina com um cabo submarino. Além deste copromisso, o presidente poderá ainda ir a Lages para inaugurar o trecho Lages/São José do Cerrito da BR-282. Outro item possivelmente a ser incluído na agenda é a reunião do Conselho Mundial de Turismo (WTTC), em Florianópolis. (Rodrigo Viegas/Divulgação Alesc)