Avança proposta para inclusão do morango na merenda escolar
FOTO: Solon Soares/Agência AL
Avança no Parlamento a proposta de incluir o morango, produzido em Santa Catarina, na alimentação dos estudantes da rede pública de educação básica.
O Projeto de Lei 129/2023, de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), centrou o debate da Comissão de Agricultura e Política Rural, na manhã desta quarta-feira (28), e recebeu aprovação unânime do colegiado, que seguiu o voto favorável do relator da matéria, deputado Massoco (PL).
Na justificativa da proposta, o autor destaca que a importância de incluir o morango catarinense no cardápio da merenda escolar da rede pública de ensino advém de seus benefícios.
O morango é um alimento de baixo valor calórico, sendo 36 kcal por porção, considerando que uma porção equivale a 120g do produto.Por ser uma fruta rica em vitaminas C, A, E, B5 e B6, além de minerais como cálcio, ferro, potássio, selênio e magnésio, o morango é uma fonte de flavonóides, importante bioativo presente em alimentos de origem vegetal, que atua como antioxidante para o organismo.
Além disso, destacou o relator, trata-se de uma atividade típica de pequenos agricultores e se destaca por contribuir para a geração de renda, emprego e fixação dos trabalhadores e trabalhadoras no meio rural.
A matéria, que já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), segue agora para a avaliação da Comissão de Educação e Cultura.
Requerimentos
Ainda, três requerimentos de autoria do presidente do Colegiado, deputado Altair Silva (PP) foram acatados pelo grupo.
Um, convida o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, para participar de reunião da Comissão, visando debater a respeito da expansão da rede trifásica em Santa Catarina. Os outros dois requerimentos solicitam representantes do setor agrícola para discutir a situação dos produtores de grãos e dos suinocultores do estado.
Agência AL