Avança PL que transforma “Mês Antidrogas” em “Junho Branco”
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL
A Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa aprovou, em reunião no início da tarde desta quarta-feira (25), o Projeto de Lei (PL) 79/2022, de autoria do deputado Ismael dos Santos (PSD), que altera a denominação do “Mês Antidrogas” para “Junho Branco”. A proposta segue para votação em plenário.
Ismael, que é presidente da comissão, esclareceu que o projeto não muda o mês dedicado ao combate e à prevenção às drogas, apenas altera a sua nomenclatura. “A nomenclatura ‘Junho Branco’ é mais forte e segue o exemplo de iniciativas como o ‘Outubro Rosa’ [mês de combate ao câncer de mama] e o ‘Setembro Amarelo’ [mês de prevenção ao suicídio]”, explicou o deputado. “Também estamos inserindo o Momento Cultural das comunidades terapêuticas, já que Santa Catarina é referência nessa questão.”
O relator da matéria, deputado Fernando Krelling (MDB), emitiu parecer pela aprovação. Para ele, o projeto “atende ao interesse público, na medida em que visa incentivar as ações de prevenção ao consumo de substâncias entorpecentes, além de buscar a conscientização da população sobre os danos causados pelo uso de drogas ilícitas e pelo abuso das lícitas.”
O PL 79/2022 recebeu manifestação favorável do deputado Sargento Lima (PL), que destacou a atuação do deputado Ismael dos Santos no trabalho de recuperação de dependentes químicos por meio do fortalecimento das comunidades terapêuticas.
Agência AL