Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/08/2013 - 09h53min

Audiência pública vai discutir situação dos avicultores no Sul do estado

Imprimir Enviar
Comissão de Agricultura se reuniu na tarde de quarta-feira (21). FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

  A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde de quarta-feira (21), a realização de uma audiência pública para debater os problemas enfrentados pelos avicultores do Sul do estado. De acordo com a entidade que representa os produtores, o preço pago pelos frigoríficos por ave está abaixo dos custos de produção, causando prejuízo.

O pedido para audiência partiu da deputada Ana Paula Lima (PT). Na terça-feira (20), ela já havia se reunido com representantes dos avicultores e o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, para tratar do problema.

A data e o local da audiência ainda serão definidos em comum acordo entre a associação dos avicultores e a comissão. Vão ser convidados representantes dos produtores, dos frigoríficos, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério Público, Poder Judiciário, entre outros.

A Comissão de Agricultura também definiu que realizará em conjunto com a Comissão de Economia, Minas e Energia outra audiência pública, dessa vez para analisar a situação das famílias atingidas pela barragem da Usina Hidrelétrica de Garibaldi, construída no Rio Canoas, entre Abdon Batista e Cerro Negro, no Planalto Sul. A iniciativa partiu do deputado Dirceu Dresch (PT), que nesta semana se reuniu com famílias de Abdon Batista para tratar do assunto.

Segundo ele, em alguns pontos, a água da barragem da usina está avançado sobre as propriedades rurais dessas famílias além do previsto inicialmente. “Precisamos verificar se houve um erro de projeto, porque há casos onde água avançou 600 metros além do previsto”, disse o parlamentar. Dresch protocolou o pedido de audiência na Comissão de Economia, que ainda não apreciou o requerimento.

A Comissão de Agricultura aprovou ainda o Projeto de Lei 239/2013, do deputado licenciado Darci de Matos (PSD), que institui 13 de maio como o Dia Estadual do Zootecnista em Santa Catarina. Além de Dresch, participaram da reunião o presidente da comissão, deputado Moacir Sopelsa (PMDB) e o deputado Arnaldo Moraes (PP).

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar