Audiência pública vai discutir política estadual para a meteorologia
A Comissão de Proteção Civil da Assembleia Legislativa realizará audiência pública para discutir a criação de uma política estadual de meteorologia. O assunto foi discutido na reunião da comissão, na tarde desta terça-feira (22), na presença de professores de meteorologia e profissionais da área.
A solicitação para a audiência partiu do Fórum Climático Catarinense, um grupo formado por meteorologistas de várias instituições, como UFSC, Epagri/Ciram e IFSC. No mês passado, eles promoveram, em parceria com a UFSC e a Assembleia Legislativa, um workshop para discutir e mitigar os efeitos do fenômeno El Niño, previsto para este ano.
Conforme o professor do IFSC Mário Quadro, o El Niño deste ano poderá ser o maior forte já registrado na história. O fenômeno consiste no aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, o que pode afetar o clima mundial, em especial o regime de chuvas. Em Santa Catarina, os meteorologistas alertam que podem ocorrer chuvas intensas, acima no esperado para o período, entre os meses de outubro e novembro, principalmente na região Oeste.
“Durante o workshop, ficou clara a necessidade de Santa Catarina ter uma política voltada para a meteorologia, a exemplo do que já ocorre em outros estados, como o Paraná”, explica. Na visão do professor, essa política vai aprimorar o trabalho de prevenção a desastres climáticos, salvando vidas e evitando prejuízos econômicos.
Segundo o presidente da Comissão de Proteção Civil, deputado Patrício Destro (PSB), a audiência deverá ser realizada no mês de novembro. “É importante que Santa Catarina amplie essa discussão. Somos um estado que é frequentemente atingido por fenômenos climáticos e por isso precisamos de uma política para a meteorologia.”
Visita
Os membros da comissão aprovaram na reunião desta terça uma visita ao município de Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí, para tratar da construção das barragens no Rio das Pombas. A solicitação para a visita partiu da deputada Ana Paula Lima (PT).
Ainda nesta terça, a comissão adiou a votação do relatório da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 11/2011, após pedido de vistas em gabinete do deputado Fernando Coruja (PMDB). A PEC, de autoria do deputado Neodi Saretta (PT), permitirá que o Estado apoio, financeiramente e tecnicamente, as corporações de bombeiros voluntários. O parecer do deputado Doutor Vicente (PSDB), relator da matéria, é favorável à aprovação da PEC.
Agência AL