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28/04/2009 - 13h13min

Audiência pública dá continuidade ao debate sobre a duplicação da BR-470

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A luta pela duplicação da BR-470 teve mais um capítulo na história de longos anos. Uma audiência pública realizada no auditório da Unidavi, em Rio do Sul, no fim da tarde de ontem (27), promovida pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa, debateu o tema com lideranças e a comunidade em geral. Duas ordens de serviço contratadas pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) através do superintendente, João José dos Santos, foram assinadas na ocasião. A primeira diz respeito ao projeto executivo de duplicação do trecho de 74 quilômetros, entre Navegantes e Indaial, que será entregue pela empresa responsável em oito meses, ou seja, até dezembro deste ano. A segunda dá sinal verde para que seja realizado em 90 dias um projeto de estudo da viabilidade econômica de toda a extensão. Para o deputado Jean Kuhlmann (DEM), presidente do Fórum Parlamentar Estadual para a Duplicação da BR-470, o encontro tinha como foco a discussão da duplicação da rodovia como um todo, mas problemas em pontos isolados também foram discutidos. Como exemplo, o questionamento quanto a quem cabe a responsabilidade de executar obras como o trevo de Lontras, um dos pontos de intersecção da rodovia. Segundo ele, \"a competência é da União e não da prefeitura, como apontou o DNIT\". O democrata pretende, agora, agendar uma reunião com o fórum e apresentar o resultado da audiência realizada em Rio do Sul. Importante ligação do Sul do país, a BR-470 escoa boa parte da produção agrícola e industrial da região. Em toda a sua extensão, a rodovia tem 472,3 Km, ligando Navegantes, no litoral Norte catarinense, a Camaquã, na serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. Parte do trecho que corta o estado vizinho está sob administração do governo estadual e por isso recebe a denominação de RST-470. O grande fluxo de veículos na BR-470, na maior parte de caminhões, e o fato de a rodovia ter pistas simples, coloca este trecho como um dos mais perigosos, sendo comum a ocorrência de acidentes graves. Este cenário vem motivando a luta pela duplicação há mais de uma década. Melhorias Segundo o deputado Jailson Lima (PT), a BR-470 deve passar por uma revitalização entre Navegantes e a divisa com o Rio Grande do Sul antes mesmo da duplicação. A previsão é de que os 358,9 quilômetros recebam melhorias orçadas em R$ 30 milhões. Antes da assinatura da ordem de serviço, a comitiva formada por engenheiros do DNIT e pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC) visitou as obras emergenciais na BR-470 em trechos de deslizamento em decorrência da enchente de novembro. As obras de contenção de encostas e aterros em seis pontos de Navegantes, Gaspar, Blumenau e Rodeio devem ser concluídas até julho. A construção do Viaduto da Mafisa, em Blumenau, também foi acompanhada pela comitiva. Esses trabalhos devem ser entregues até o final do ano. \"Não se pode pular etapas para construir ou duplicar rodovias. O governo Lula realiza as coisas dentro do que determinam a legislação e os estudos técnicos. Querer que uma duplicação seja feita de um dia para o outro significa irresponsabilidade, falta de visão e de compromisso efetivo com a população e as determinações técnicas e legais\", sintetizou Ideli Salvatti na audiência. Também participaram da audiência pública o deputado Ismael dos Santos (DEM) e o secretário do Desenvolvimento Sustentável, Onofre Agostini. (Andreza de Souza/Suzana Tancredo/Divulgação Alesc)
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