Atuação como novo líder do governo pauta entrevista de Dreveck no “Fala Deputado”
O desafio de atuar na liderança do governo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina é um dos principais assuntos abordados na entrevista concedida por Silvio Dreveck (PP) ao programa "Fala Deputado", que a TVAL exibe na sexta-feira (13), às 12h30. O representante do Planalto Norte catarinense reeleito para o terceiro mandato consecutivo também elenca as demandas prioritárias da região e aponta as melhorias necessárias para garantir o desenvolvimento do estado.
O parlamentar admite que o convite para assumir a liderança do governo "não deixou de ser uma surpresa", considerando que o Partido Progressista não participou da coligação que reelegeu Raimundo Colombo (PSD). "Foi uma deferência pessoal do governador. Levei a proposta às bancadas estadual e federal e consultei outras lideranças partidárias. A aprovação foi praticamente consensual", conta. "Estávamos apoiando o mandato do governador. O projeto era estarmos juntos na majoritária, mas, infelizmente, por detalhes, não deu certo. Independentemente disso, continuamos na Assembleia colaborando e contribuindo com os projetos que tramitaram na Casa", acrescenta.
Conforme Dreveck, a bancada partidária está alinhada com o governo estadual, sem o impedimento de debater temas e projetos relevantes. "Temos uma missão, uma ideologia de partido, mas não podemos, por conta disso, sermos contra ou não. Aí se trata daquilo que o Estado poderá fazer de melhor pela sua gente."
O novo líder do governo pondera, ainda, que a função tem seus prós e contras. "Aumenta a responsabilidade. Sabemos que há desafios pela frente, problemas a enfrentar. Mas, do outro lado, estaremos mais próximos do governo para reivindicar. Meu desejo é contribuir com o estado, para que o governador possa executar seus projetos e melhorar a vida da população."
Reivindicações
Durante a entrevista, o deputado estadual pontua uma série de demandas da região que representa. Dreveck destaca a construção de um presídio em São Bento do Sul e de uma subestação de energia elétrica em Irineópolis. Além disso, obras de infraestrutura viária, como a revitalização da Rodovia dos Móveis (SC-418), que liga Santa Catarina ao Paraná, e a integração do Vale do Itajaí ao Planalto Norte.
Na opinião do parlamentar, as áreas críticas que exigem uma ação mais efetiva do poder público são educação, segurança pública e saúde. "Santa Catarina clama por melhorias. A saúde é o grande gargalo do Brasil, e aqui não é diferente. Falta compromisso do governo federal, que está há mais de 14 anos sem atualizar a tabela do SUS [Sistema Único de Saúde], gerando defasagem para municípios e estados."
O programa "Fala Deputado" é exibido pela TVAL no canal 16 da NET. Os telespectadores da Grande Florianópolis podem sintonizar a emissora legislativa em sinal aberto no canal 61.3. O conteúdo também será disponibilizado em breve no site da Rádio AL e no canal de vídeos da Assembleia Legislativa.
Rádio AL