Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/03/2017 - 07h25min

Ato marca os 25 anos de atuação do CVV em Florianópolis

Imprimir Enviar
Evento teve palestra da psicóloga Anita Bacellar; CVV foi fundada na capital em 1992

O Plenarinho da Assembleia Legislativa foi palco, na noite desta quinta-feira (9), de um evento para marcar os 25 anos de atuação do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Florianópolis. O ato contou com a palestra da psicóloga Anita Bacellar e foi acompanhado por voluntários e fundadores da entidade que atua, de forma gratuita e sigilosa, no apoio emocional e na prevenção do suicídio.

A professora Rose Salete de Paula foi uma das fundadoras do CVV na Capital. Ela se recorda de apoios importantes, como da UFSC, da Igreja da Santíssima Trindade e do então governador Vilson Kleinübing, para o início das atividades, em 1992. Apesar de não estar mais ligada à entidade, ela ainda auxilia com uma contribuição mensal para a manutenção do serviço.

“É algo muito gratificante poder ver essa semente que plantamos lá atrás resultar em um trabalho tão importante”, comentou Rose. “Trabalhar como voluntário no CVV faz com que você crie uma força inexplicável, mostra que a vida do outro também te diz respeito, principalmente quando este outro precisa de um apoio emocional.”

De acordo com José Vilela Sobreira Sobrinho, Florianópolis conta com 36 voluntários em atuação. Ele destaca que os apoiadores recebem treinamento específico para oferecer ajuda emocional. “É uma escuta profunda, respeitosa, amorosa, compreensiva, que aceita a pessoa como ela está, sem julgamentos ou críticas”, explica. “Nunca falamos que a pessoa está errada. Ainda não inventaram uma máquina que medisse o sentimento de dor. Isso é diferente em cada ser humano.”

Maria Aparecida Pereira foi uma das primeiras voluntárias da entidade e até hoje atua no atendimento. Ela informou que no próximo dia 13 o CVV dará início a mais um treinamento de novos voluntários. “É uma atividade em que você vai para ajudar o próximo, mas quem recebe a ajuda é você”, resumiu.

O CVV surgiu em São Paulo, em 1962. Atualmente, atende em 18 estados e o Distrito Federal, pelo telefone 141; no site, via chat; pelo Skype e pelo e-mail. Em Santa Catarina, a entidade deu início às atividades em Blumenau, em 1985. Atualmente, está presente nas principais cidades do estado.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Saiba Mais

Voltar