Assembleia sedia abertura da Semana de Enfermagem 2024
A Alesc sediou, na noite desta quinta (09), a abertura da 85ª Semana Brasileira de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-SC) e da Semana da Enfermagem 2024 do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC). Os eventos marcam o mês de maio em que, no dia 12, se comemora o Dia do Enfermeiro.
A Semana de Enfermagem consiste em um conjunto de atividades que serão realizadas por todo o estado, em parceria com instituições de ensino e de saúde. Neste ano, cada entidade possui a sua temática central, na ABEn-SC o mote é "Romper bolhas no mundo atual para o resistir e o coexistir da enfermagem". Já o Coren-SC destaca o "Impacto das Tecnologias para o futuro da Enfermagem: Formação. Ética e Cuidado”.
Durante a abertura do evento, a presidente da ABEn-SC, Jussara Gue Martin, falou sobre a escolha da temática. De acordo com ela, a ideia do rompimento de bolhas é buscar discussão e construção de estratégias para superar dificuldades, na atuação, na inserção e no reconhecimento profissional da categoria.
Já Angela Alvarez, representando a ABEn nacional, destacou o papel desses profissionais para oferecer acesso à saúde para a população. “Na saúde, a enfermagem faz a diferença. É com este lema que estudantes, professores técnicos e técnicas de enfermagem e profissionais estão aqui”.
Enchentes no RS
O contexto dos eventos climáticos extremos que atingem o Rio Grande do Sul foi amplamente citado ao longo das falas do evento, assim como a necessidade de apoiar as pessoas atingidas. A presidente do Coren-SC, Maristela Assumpção de Azevedo, destacou o grande número de colegas de profissão afetados. “Chega a 1200 profissionais de enfermagem que estão precisando muito da ajuda de cada um de nós aqui”.
Durante o evento, o Coren arrecadou doações que serão destinadas às vítimas das enchentes. A entidade também lançou campanha de arrecadação de valores e enviará um contingente de profissionais para auxiliar na logística e distribuição das doações e donativos adquiridos.
Carmen Zanotto, secretária de Saúde de Santa Catarina e também enfermeira, destacou a atuação dos profissionais da enfermagem catarinenses durante as enchentes. Segundo ela, os profissionais têm recebido pacientes gaúchos nos estabelecimentos de saúde e também atuado nos locais atingidos. “Os enfermeiros de Santa Catarina estão salvando vidas no Rio Grande do Sul”.
“Em um chamado de uma sexta para o sábado toda a hemorrede foi aberta. Quem estava lá fazendo a triagem, quem estava fazendo coleta de sangue? A enfermagem de Santa Catarina, para salvar a vida dos nossos irmãos gaúchos”, descreveu Zanotto.
Composição da mesa
Participaram da mesa de abertura a secretária Estadual de Saúde, e também enfermeira, Carmen Zanotto; a presidente da ABEn-SC, Jussara Gue Martini; a presidente do Coren-SC, Maristela Assumpção de Azevedo; a coordenadora do Departamento de Enfermagem Gerontológica da ABEn Nacional, Angela Alvarez; a subsecretária de Saúde Pública de Florianópolis, Talita Cristine Rosinski; o diretor geral do Hospital Governador Celso Ramos, Michel Maximiliano Faraco e a conselheira e 1ª tesoureira do Coren-SC, Fernanda Antunes Luz.
Colaboração Cintia de Oliveira.