Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/09/2023 - 08h04min

Assembleia Legislativa celebra os 50 anos de criação do Cefid-Udesc com sessão especial

Imprimir Enviar
A sessão especial em homenagem ao Cefid aconteceu no plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa.
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A Assembleia Legislativa promoveu, na noite desta segunda-feira (4), uma sessão especial para celebrar os 50 anos de criação do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina (Cefid-Udesc). Na ocasião, também foram homenageadas pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da unidade.

Na abertura da solenidade, que reuniu lideranças políticas, representantes de poderes e órgãos públicos e integrantes da comunidade acadêmica, foi apresentado um vídeo sobre a trajetória do Cefid desde a sua criação oficial, em 6 de fevereiro de 1973, ainda sob a denominação de Escola Superior de Educação Física.

O objetivo inicial, de formar professores para atuar nas escolas, foi amplamente atingido. Por meio dos seus cursos de graduação, Educação Física (licenciatura e bacharelado) e Fisioterapia (bacharelado) já foram formados nestas cinco décadas mais de 10 mil profissionais, bem como quase mil alunos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação de Ciências do Movimento Humano e em Fisioterapia.

O Cefid foi apontado como destaque em decorrência dos seus 178 projetos de extensão. Atualmente são desenvolvidas na instituição quase 200 ações que visam melhorar a saúde da comunidade, com atividades esportivas e fisioterapêuticas. São atendidas pessoas com traumas ortopédicos, problemas respiratórios e neurológicos, câncer, amputados, cardiopatas, dentre outros. Na Clínica Escola de Fisioterapia, mantida pelo centro de ensino, mais de 10 mil atendimentos são feitos à comunidade anualmente de forma gratuita.

O deputado Mário Motta (PSD), que propôs a homenagem, fez um pronunciamento no qual destacou os vários momentos em que a sua trajetória profissional o aproximou do Cefid. Formado em educação física no município de Tupã (SP), Motta veio para Santa Catarina em 1974 e se tornou professor de educação física em Lages. Alguns de seus colegas de curso se tornaram professores fundadores da instituição. A atuação, na década de 1980, como presidente da Associação de Professores de Educação Física de Santa Catarina e como coordenador pedagógico de educação física na Secretaria de Estado da Educação, também o mantiveram em relação estreita com a unidade, disse. Em 1988 integrou ainda a primeira turma de um curso de especialização latu sensu desenvolvido pelo Cefid.

“Talvez agora vocês compreendam a emoção que eu sinto nesse momento, na condição de deputado estadual, professor de educação física, apaixonado pela educação e pela atividade física como instrumento de formação integral dos seres humanos, em ter o privilégio de poder propor à Assembleia Legislativa esta sessão especial para celebrarmos os 50 anos do Cefid.”

A solenidade contou ainda com outros pronunciamentos em favor do Cefid. Um deles partiu da deputada Luciane Carminatti (PT), que preside a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc. “Hoje é um momento muito singelo e especial, por estamos comemorando um centro de ensino que tem na sua trajetória a garantia ao direito à saúde, do direito ao esporte. E não dá para se pensar hoje em uma sociedade saudável se não aliar o direito à saúde com o esporte, qualidade de vida, futuro. Nós estamos falando de um bem maior, que é a vida.”

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, por sua vez, destacou as contribuições do Cedif na área.  “Estar aqui, em uma noite de um jubileu de ouro, porque são 50 anos de história fazendo diferença no esporte, mas especialmente fazendo a diferença na saúde. Tenho certeza absoluta que, fruto da dedicação dos senhores e senhoras, hoje temos profissionais qualificados nas nossas estruturas de saúde.”

Já o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou a longa tradição de trabalho entre a corporação e o Cefid-Udesc, tanto no desenvolvimento de práticas esportivas quanto nos cuidados com a saúde. A prática, conforme disse, se estende até os dias de hoje.  “Nós não sabemos quais doenças afetam os policiais que vestem esta farda e nós queremos descobrir. E neste trabalho está envolvido, sim, o Cefid-Udesc, com todos os seus profissionais da educação física que lá trabalham conosco. Fiz questão de fazer esse registro para dizer da importância e da relação histórica que tem a Polícia Militar com o Cefid-Udesc.”

Patrimônio dos catarinenses
Falando em nome dos homenageados, Suzana Matheus Pereira, diretora-geral do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid-Udesc), agradeceu à distinção prestada pela Assembleia Legislativa, declarando que a estende a todos os professores, diretores-gerais, técnicos e estudantes que já passaram pela instituição. “Quero deixar os meus mais sinceros parabéns a todos que construíram essa história e desejo fortemente que possamos continuar colhendo os frutos deste belo trabalho. Gratidão ao povo catarinense e ao Estado de Santa Catarina por investirem na construção desse patrimônio, que é maravilhoso.”

Falando em nome da instituição, o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, citou as contribuições do Cefid para a sociedade catarinense, dentro dos eixos do ensino, da pesquisa e da extensão.

Ele disse ainda que a unidade chega ao seu cinquentenário em meio a novos desafios, como a abertura de mais um curso de doutorado e o início das obras para a construção de um novo complexo, em um terreno de 22 mil metros quadrados em Florianópolis, que possibilitará a expansão do centro de ensino.

“O Cefid se tornou um farol de excelência, tanto no ensino quanto na pesquisa e também na extensão. E à medida em que celebramos esses 50 anos de sucesso, também olhamos para o futuro, com entusiasmo e determinação. Sabemos que há desafios significativos que precisam ser enfrentados, mas estamos prontos para enfrentá-los com a mesma paixão e dedicação que nos trouxeram até aqui hoje.”

Homenageados

  • Curso de Educação Física da Udesc
  • Dilmar Baretta, reitor da Udesc
  • Celestino Sachet, reitor da Udesc entre 1968 a 1974
  • Suzana Matheus Pereira, diretora-geral do Cefid entre 2022 e 2026
  • Érico Stratz Júnior, (in memoriam),  primeiro diretor-geral do Cefid, entre 1973 a 1984 e um dos fundadores do curso de Educação Física
  • Hercides José da Silva, (in memoriam), diretor-geral do Cefid entre 1984 e 1986
  • Sebastião Iberes Lopes Melo, diretor-geral do Cefid entre 1986 a 1990
  • Marino Tessari, diretor-geral do Cefid entre 1990 a 1994
  • Ivair de Lucca, diretor-geral do Cefid entre 1994 a 2022
  • Paulo Henrique Xavier de Souza, diretor-geral do Cefid entre 2002 a 2006
  • Alexandro Andrade, diretor-geral do Cefid entre 2006 a 2010
  • Darlan Laurício Matte, diretor-geral do Cefid entre 2010 a 2014
  • Jóris Pazin, diretor-geral do Cefid entre 2018 a 2022
  • Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina
  • Fabrícia Luiz Souza, secretária Municipal de Educação de Florianópolis
  • Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
  • Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis
  • Fundação Catarinense de Educação Especial
  • Fundação Catarinense de Esporte
  • Conselho Estadual de Esporte
  • Fundação Catarinense de Desportos Universitários
  • Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis
  • Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina
  • 63 Batalhão de Infantaria – Batalhão Fernando Machado
  • Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina
  • Polícia Militar de Santa Catarina
  • Serviço Social da Indústria – Sesi Santa Catarina
  • Serviço Social do Comércio – Sesc Santa Catarina
Alexandre Back
Agência AL

Voltar