Assembleia Legislativa celebra centenário de Jorge Lacerda
Nesta segunda-feira (20), um dos políticos de Santa Catarina de maior destaque no cenário nacional completaria, se estivesse vivo, 100 anos de idade. Trata-se do ex-deputado federal e ex-governador Jorge Lacerda, que morreu em um acidente aéreo, em 1958, no momento em que se projetava como um dos homens públicos mais promissores de sua geração.
Para marcar o centenário, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoverá uma série de eventos, que terão início na próxima semana. Além de uma exposição contando a trajetória de vida de Lacerda, o Parlamento promoverá, no dia 29 de outubro, uma sessão especial em homenagem ao ex-governador. O lançamento de um livro e de um documentário sobre Jorge Lacerda também constam na programação.
A ideia das homenagens partiu do deputado Edison Andrino (PMDB). Em outubro do ano passado, a Presidência da Assembleia criou uma comissão especial, formada por servidores da Casa, jornalistas e parentes do homenageado, responsável pela organização dos eventos que marcam o centenário.
De acordo com Andrino, a comemoração é importante para resgatar o legado de uma figura importante da história catarinense. “O centenário de nascimento de Jorge Lacerda é um fato importante. Como político e intelectual, ele fez história em Santa Catarina e no Brasil. Precisamos divulgar essa história para as futuras gerações”, disse o deputado.
Programação
A sessão especial em homenagem a Lacerda será no dia 29, às 20 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa. Após a sessão, será inaugurada na Galeria Ernesto Meyer Filho, no Hall do Palácio Barriga Verde, uma exposição, com curadoria do museólogo Max José Muller, que traz resumida a trajetória de Jorge, contada através de fotos, citações, dados históricos e na exposição de objetos e lembranças pessoais cedidas pelos familiares.
Juntamente com a abertura da exposição, o jornalista e escritor Moacir Pereira lançará o livro “Jorge Lacerda: jornalista, humanista e estadista”. A obra tem uma longa introdução do autor sobre a vida em Florianópolis nas décadas de 40 e 50, os principais discursos e as manifestações das maiores autoridades, intelectuais e artistas que viveram com o homenageado.
Além da exposição e do lançamento do livro, está previsto o lançamento do longa metragem "Centenário de Jorge Lacerda" de autoria de Roberto Lacerda Westrupp, neto do ex-governador. Readaptação de um documentário do mesmo autor, conta a trajetória de Jorge em filmes, imagens e áudios da época. Ainda integra o trabalho depoimentos inéditos de autoridades, amigos, colaboradores e admiradores de Jorge. Roberto vem realizando esse trabalho de resgate da memória de seu avô há dez anos.
Quem foi
Jorge Lacerda nasceu em 20 de outubro de 1914, em Paranaguá (PR). Filho de um casal de imigrantes gregos, mudou-se com a família para Florianópolis para iniciar os estudos. Formou-se em medicina em Curitiba e depois foi para o Rio, onde iniciou a carreira de jornalista, no jornal A Manhã. Na capital fluminense, além de se formar em direito, destacou-se pelo envolvimento com as artes e a literatura.
Lacerda foi deputado federal catarinense entre 1950 e 1955 e governou Santa Catarina de janeiro de 1956 até 16 de junho de 1958, quando faleceu, aos 43 anos, em um desastre aéreo nas proximidades de Curitiba. No mesmo acidente, morreram o ex-presidente da República e ex-senador catarinense Nereu Ramos e o então deputado federal catarinense Leoberto Leal. Entre as várias ações à frente do Executivo, destacam-se a construção da primeira rodovia asfaltada feita com recursos estaduais ligando Itajaí a Blumenau, além da constituição da Sociedade Termo-Elétrica de Capivari, que posteriormente seria incorporada à Eletrosul.
Especial Jorge Lacerda
Para marcar o centenário de Jorge Lacerda, a Agência AL, em parceria a Rádio AL, vai publicar, no decorrer desta semana, matérias sobre as homenagens ao ex-governador. A série vai trazer informações sobre o livro e o documentário que serão lançados na próxima semana, além de resgatar a comoção causada pelo acidente aéreo que tirou a vida do ex-governador e retratar como o nome Jorge Lacerda ficou eternizado em logradouros e prédios públicos espalhados pelo país. (colaboraram Cleia Braganholo e Lúcio Baggio)
Agência AL