Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/11/2013 - 13h11min

Assembleia celebra os 60 anos da Oxford Porcelanas

Imprimir Enviar
Sessão solene em homenagem à Oxford Porcelanas pela passagem dos seus 60 anos. Foto: Carlos Kilian/Agência AL

Marcada pelo empreendedorismo e constante renovação, a trajetória da Oxford Porcelanas, de São Bento do Sul, foi celebrada na noite desta quinta-feira (28) com sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa em homenagem aos 60 anos da empresa. Proposto pelo deputado Silvio Dreveck (PP), o evento foi realizado na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento e reuniu antigos colaboradores da empresa e lideranças políticas e empresariais do Planalto Norte catarinense.

Em seu pronunciamento, Dreveck destacou que a solenidade é um reconhecimento às contribuições da empresa para a região, não somente na oferta de emprego e renda, mas também na área social. "A Oxford que se destaca pela pesquisa e o aprimoramento tecnológico tem no ser humano o seu maior patrimônio. Ela destaca-se pela valorização dos seus servidores e pela promoção do bem estar da sociedade local, sendo parceira de muitas atividades nas áreas da educação, saúde, esporte e lazer", disse.

Também presente ao evento, o deputado Antônio Aguiar (PMDB) afirmou que a celebração é um momento histórico para o município, que ganha cada vez mais notoriedade com o sucesso alcançado pela Oxford. Segundo o parlamentar, o patamar alcançado pela indústria, que exporta seus produtos para todos os estados brasileiros e mais de 80 países, evidencia o caráter empreendedor dos catarinenses. "Passamos por um momento econômico difícil, mas nunca deixamos de acreditar no empresariado de Santa Catarina".

Planos de expansão
Uma das maiores fabricantes de porcelanas das Américas, com 1700 funcionários e produção média de 30 milhões de peças por ano, distribuídas para todo o Brasil e mais de 80 países, a história da Oxford teve início no século XIX, com o nome de Cerâmica Santa Terezinha. Em 26 de novembro de 1953, o primeiro proprietário, Francisco Loersch, negociou com um grupo de empresários o acervo da empresa, que passaria a ser designada como Oxford, o mesmo nome do bairro de São Bento do Sul onde estava localizada.

Com uma unidade fabril em São Bento do Sul, voltada à produção de porcelanas de mesa, e uma em Pomerode, para o fabrico de cristais, a Oxford planeja expandir suas atividades nos próximos anos. De acordo com o presidente do Conselho de Administração da empresa, Décio da Silva, até o final deste ano serão investidos R$ 13 milhões na unidade de São Bento do Sul, voltados à área de design, abrindo 150 novos postos de trabalho no município.

No planejamento estratégico da empresa, disse Silva, também está prevista a construção de uma nova planta industrial de cerâmicas, entre 2014 e 2016, no valor de R$ 80 milhões, em local ainda a ser definido. "Estamos em fase final de negociação com três estados, Espírito Santo, Paraíba e Pernambuco. Quando concretizada, esta fábrica deve ampliar nossa produção em cerca de 80%".

Outra meta é conseguir um selo de indicação de origem aos cristais fabricados em Pomerode, um dos únicos locais do país que ainda preservam a técnica do sopro na fabricação das peças. "Esta técnica praticamente só existe aqui. Por isso, conseguir este selo é importante não só para nós, mas para todo o estado".

Também participaram da sessão o prefeito de São Bento do Sul, Fernando Tureck, o prefeito de Campo Alegre; Rubens Blaszkowski; o secretário de Desenvolvimento Regional de Mafra, Wellington Roberto Bielecki; o vice-presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Edimar Geraldo Salomon, e o juiz e diretor do Fórum de São Bento do Sul, Edson Luis de Oliveira.

Personalidades homenageadas pela Assembleia Legislativa
Décio da Silva - presidente do Conselho de Administração da Oxford
Célio Fontes Teixeira da Silva – membro do Conselho de Administração da Oxford
Eduardo Buchle – membro do Conselho de Administração da Oxford
Ronaldo Pinto Flor - membro do Conselho de Administração da Oxford
Irineu Weihermann – diretor superintendente da Oxford
Antônio Marcos Schroth – diretor da Oxford
Alexandre Merighi Marchezini – diretor comercial de mercado interno
Personalidades homenageadas pela Oxford Porcelanas
Leonides Monich – funcionário da Oxford há 50 anos
Luiz Grossl – sócio fundador e ex-membro do Conselho Administrativo da Oxford
Otair Becker (in memoriam) – diretor da empresa por 45 anos
Fernando Weiss (in memoriam) – diretor da empresa por 35 anos

Alexandre Back
Agência AL

Voltar