Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/09/2023 - 18h32min

Artesão confecciona peça de cerâmica para marcar últimos dias de exposição na Alesc

Imprimir Enviar
Exposição "Mestre Oleiro" fica aberta até dia 28 de setembro na Alesc.
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O espaço Cruz e Sousa, da Assembleia Legislativa, está contemplado com peças de arte em cerâmica, na exposição “Mestre Oleiro”, do artesão paraense, Roseval dos Santos Pereira. O ceramista se dedica a esta paixão desde os 15 anos, aperfeiçoando as técnicas tradicionais para criar seu estilo próprio, sem esquecer das raízes, que são a cultura marajoara, tapajônica e de tapajó.

Morando em Florianópolis desde 1999, começou a produzir suas peças a partir de uma fusão de influências culturais. "É uma forma de homenagear esta cidade que me acolheu tão bem, e a minha terra natal”, destaca. No conjunto de obras únicas feitas cuidadosamente pelas mãos do artista, destaca-se a cerâmica Marajoara “pela complexidade de formas e padrões geométricos”, salienta.

A dez dias do encerramento da exposição na Alesc, o público pôde observar a confecção de uma peça de cerâmica pelo artesão, que ressaltou a diferença entre a roda de oleiro usada atualmente, das tradicionais: “antes usávamos os pés para que a roda girasse, hoje são elétricas, que facilitam muito e aumentam a capacidade de produção das peças, que chega em torno de 200 encomendas por mês”, finaliza Roseval.

Sobre o artista

Roseval dos Santos Pereira nasceu em Belém, iniciou sua carreira ainda na adolescência na olaria de seus pais.
Professor de arte cerâmica realiza também trabalho voluntário, ministrando aulas como oleiro, visando o resgate da cultura rupestre na Ilha de Santa Catarina.

Exposição

A exposição "Mestre Oleiro" fica aberta até o dia 28 de setembro, no espaço Cruz e Sousa, na sede da Assembleia Legislativa, em Florianópolis.

O local está aberto para a visitação de segunda à sexta-feira, das 07h às 19h.

 

Com a colaboração de Paulo Corrêa

Voltar