Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/08/2023 - 13h27min

Aprasc apresenta reivindicações em reunião da Comissão de Segurança

Imprimir Enviar
Associados da Aprasc participaram da reunião, realizada na manhã desta terça-feira (15)

Valorização da carreira, saúde mental, suicídio, "bico oficial", serviço militar temporário e o desconto de 14% do Iprev foram algumas das preocupações apresentadas pelo presidente da Associação dos Praças de Santa Catarina (Aprasc), Nilton Cesar Facenda, em reunião com os membros da Comissão de Segurança Pública no Parlamento, na manhã desta terça-feira (15), no Auditório Antonieta de Barros da Alesc. A participação do dirigente foi proposta pelo presidente da comissão, deputado Jessé Lopes (PL), e aprovada por unanimidade pelo colegiado.

Com mais de 15 mil associados, a Aprasc, disse Facenda, tem como bandeira a participação de modo efetivo para a construção de políticas públicas em favor das forças de segurança. “O que queremos é não apenas melhores condições, mas a valorização dos nossos homens e mulheres das forças de segurança de nosso estado”, avaliou, pontuando que a associação está aberta ao diálogo com o Parlamento e com o governo do Estado. 

Um dos principais pleitos da categoria é em relação ao Iprev. Ele comentou que a cobrança da alíquota de 14% da previdência no contracheque impactou a vida de mais de 12 mil famílias dos militares da reserva, reformados e pensionistas.

O deputado Sargento Lima (PL) se comprometeu com a categoria em abraçar cada vez mais essas pautas e argumentou que o governador Jorginho Mello é sensível. Ele disse ainda que o déficit da previdência estadual hoje em Santa Catarina chega a R$ 6 bilhões.

“Está sendo estudada a adoção de um plano de previdência diferenciado para buscar reverter essa situação dos militares catarinenses”, informando que em setembro há a possibilidade do governo apresentar um posicionamento a respeito dessa demanda específica.

O deputado Jessé Lopes disse que o governador ouve, atende e está aberto ao diálogo. “Hoje a ponte está construída”, continou. “O governador nos confirmou que está em análise no Iprev a revisão desse desconto, dessa situação. Será uma conquista. Vai acontecer”.

Ele pontuou que a questão do "bico oficial" e do serviço militar temporário são pleitos que serão tratados com cautela e tanto o Comando-Geral da Polícia Militar e o governo do Estado são sensíveis às preocupações apresentadas pela Aprasc. “Temos portas abertas com o governador e no comando-geral. Vamos lutar cada vez mais para melhorar as demandas apresentadas pela associação”, finalizou.

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar