Angela Albino é confirmada na presidência da CPI das Águas
A deputada Angela Albino (PCdoB) foi eleita para a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia que vai investigar possíveis irregularidades na municipalização e terceirização dos serviços de água e esgoto em Palhoça, na Grande Florianópolis, conhecida como CPI das Águas. A comissão foi oficialmente instalada na tarde desta quarta-feira (26), na Sala de Imprensa do Palácio Barriga Verde.
Coube ao deputado Reno Caramori (PP), deputado mais idoso da Casa com maior número de legislaturas, a condução da primeira reunião. Na condição de proponente da comissão, ainda em agosto do ano passado, Angela foi eleita presidente por aclamação. Já o deputado Dirceu Dresch (PT) foi indicado pelos demais membros para a relatoria, mas o parlamentar ainda não definiu se desempenhará a função.
A primeira deliberação da CPI foi a requisição de documentos, produzidos pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), sobre a empresa responsável pela exploração do serviço de água e esgoto em Palhoça. “Vamos trabalhar em cima daquilo que já foi produzido, com acompanhamento técnico do TCE”, explicou Angela.
O próximo passo será a definição do cronograma de trabalhos da CPI e a confirmação do nome do relator. Os membros devem se reunir novamente já na próxima semana, possivelmente na quarta-feira (5). “Essa não será uma CPI política, não é para levantar questões pessoais. Vamos fazer algo que vai trazer benefícios para a população”, resumiu o deputado Moacir Sopelsa (PMDB), membro.
Além dos deputados Reno Caramori, Dirceu Dresch, Moacir Sopelsa e Angela Albino, integram a CPI Carlos Chiodini (PMDB), Marcos Vieira (PSDB) e Darci de Matos (PSD).
Agência AL