Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/11/2021 - 19h41min

Ana Campagnolo lança o livro “Guia de Bolso Contra Mentiras Feministas”

Imprimir Enviar
A deputada Ana Campagnolo, durante o lançamento do livro, na noite desta sexta-feira (26)
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A deputada Ana Campagnolo (PSL) lançou, na noite desta sexta-feira (26), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o livro “Guia de Bolso Contra Mentiras Feministas”. A obra é uma versão compacta que reúne 15 artigos, parte deles escritos por coautores especialistas em temas diversos, e mostram diferentes perspectivas, a partir de suas respectivas áreas, sobre a influência do feminismo na sociedade.

Participaram do evento coautoras Ana Derosa, Catharine Caldeira e Cris Corrêa, além da médica ginecologista Zélia Dal Castel e da digital influencer Fernanda Ribeiro. "Depois de tantos anos de controle hegemônico das pautas culturais pelos progressistas, podemos ver esse ciclo se romper aqui em Santa Catarina", declarou Campagnolo.

Em 2019, a parlamentar já havia lançado o seu primeiro livro, “Feminismo: Perversão e Subversão”, que ultrapassou a marca de 50 mil cópias vendidas em todo o Brasil. Nela, Ana – que é historiadora e professora – revê a trajetória do feminismo, confrontando as alegadas motivações e supostas conquistas do movimento com suas reais consequências na história cultural do Ocidente e, em especial, do Brasil.

O lançamento ocorre na data de aniversário de 31 anos da parlamentar catarinense. “O primeiro livro foi lançado do dia 8 de março, Dia da Mulher, e que fazer o mesmo com esse, justamente hoje e também porque ontem, dia 25, ter sido a data magna do estado, Dia de Santa Catarina de Alexandria, levando em conta que Santa Catarina é o único estado do Brasil com nome de mulher, uma forma de homenagear o estado e a Santa Catarina.”

Sobre a obra, a deputada explicou que foram utilizadas 15 ideias feministas, às quais considera falácias, em um livro simples e coeso, com muitas fontes bibliográficas. “Uma das falácias é de sexo feminino é sempre oprimido e que está sempre em desvantagem. A gente ouve muito isso em vários contextos, em reportagens jornalísticas, dizendo que as mulheres sofrem mais com ar condicionado ou que elas sofreram mais com o Covid-19 mesmo que os homens tenham morrido mais. Então, a tendência é de que as mulheres estão sempre sofrendo e nós mostramos na obra inúmeras situações em que as mulheres estão em vantagens.”

A deputada cita como vantagens das mulheres a questão previdenciária. “A expectativa de vida da mulher é maior do que a do homem, ainda assim ela se aposentada antes e os homens contribuem com a maior parte dos impostos e recursos para a previdência, então de alguma forma os homens pagam a aposentadoria deles e boa parte das mulheres. Isso dá às mulheres a vantagem previdenciária. Existem outras vantagens que as mulheres estão superioridade aos homens e quase não são citados.”

Para Ana, a desigualdade entre homens e mulheres não significa necessariamente posição de vantagem ou desvantagem. “O livro tenta demonstrar que as mulheres são o sexo privilegiado, histórica e socialmente, desmentindo várias falácias feministas.”

Ela ressalta que na obra são tratadas sobre mentiras que são econômicas, históricas e políticas em torno da luta das mulheres. Também demonstra que não é tão homogêneo esse pensamento que as mulheres estão sempre sofrendo e que ser mulher é pior coisa do mundo.
“Uma das principais mensagens do livro é de mostrar de como é bom ser mulher, como há beleza nisso e que há muitas vantagens.”

Sobre a autora
Graduada em História, pós-graduada em literatura portuguesa e professora da rede pública e privada desde 2009, Ana Campagnolo está em seu primeiro mandato na Alesc. Em outubro de 2018, foi eleita deputada estadual com mais de 34 mil votos. Palestrante e militante da causa pró-vida e do movimento Escola Sem Partido, atualmente comanda o Clube Campagnolo e o Clube Antifeminista, com mais de dez mil alunos inscritos.

Informações Técnicas

  • Número de Páginas: 194
  • Editora: Vide Editorial
  • Idioma: Português
  • Preço: R$ 20,00
  • Venda: Livrarias on-line e em todas as livrarias de Florianópolis
Voltar