Altair Silva representa o Parlamento na escolha do Empresário do Ano de Chapecó
O deputado Altair Silva (PP) representará a Assembleia Legislativa na cerimônia promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) que escolherá na noite de hoje (21) o Empresário do Ano do município. A informação foi dada durante a sessão ordinária da manhã desta quinta-feira.
Membro da instituição e tendo presidido a Câmara do Jovem Empresário de Chapecó por duas gestões, Altair destacou a importância do evento para a região. “Além de estimular a participação da comunidade e o empreendedorismo local, este evento celebra todos os anos os empresários que se destacam na promoção da área social e no desenvolvimento econômico da região", disse.
Estímulo aos policiais militares
Entre os temas levados à tribuna, o deputado Sargento Amauri Soares (PSOL) destacou a tramitação de projetos destinados ao setor de segurança pública, entre eles, o PL 42/2013, que cria critério para graduar automaticamente soldados a cabo com 12 anos de serviço e para terceiro sargento com 20 anos de carreira. “Esta proposta tornará os servidores mais motivados para trabalhar por mais tempo”. Outra iniciativa promissora, disse, será o aumento do limite para a aposentadoria dos profissionais, de 57 para 60 anos, que qualificou como “um passo a mais no processo de mobilidade” funcional dentro das unidades militares.
Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou ainda a formatura nesta sexta-feira (22) de novos bombeiros em Itá e de sargentos da Polícia Militar, na próxima segunda-feira (25), em Florianópolis.
Jogos Abertos de Santa Catarina
O deputado Ismael dos Santos (PSD) comentou a participação na abertura da 53ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que se estende até o próximo dia 30 no Complexo do Sesi, em Blumenau. "Foi muito bom recepcionar mais de 4,7 mil atletas, vindos de 81 municípios catarinenses. Foi uma festa belíssima", qualificou.
Ações contra as drogas
A formatura nesta quinta-feira (21) em Joinville, de mais de 7 mil alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), foi o tema do deputado Kennedy Nunes (PSD), que destacou a importância da iniciativa da Polícia Militar para as crianças e adolescentes do estado.
Disseminadas pela sociedade, disse, as drogas oferecem um difícil controle pelo poder público, que precisa focar suas ações em orientação às novas gerações. “Temos uma geração que está doente e pra essa é necessário buscar a recuperação. Mas há outra que precisa ser imunizada, em um trabalho excepcional de prevenção como este que é desenvolvido pela Polícia Militar”.
Ismael dos Santos, por sua vez, destacou a audiência pública promovida pela Comissão de Saúde na manhã desta terça-feira para tratar do projeto de lei do deputado Antônio Aguiar (PMDB) que prevê a internação compulsória de dependentes químicos (PL 162/2013).
De acordo com Ismael, esta modalidade de internação já está normatizada desde 2001 por meio de Lei federal. A aplicação da medida, disse, ainda esbarra na falta de vagas em clínicas e comunidades terapêuticas especializadas. "Esta discussão é inócua. Precisamos é que o Estado disponibilize a estrutura necessária", argumentou.
Dia do Fico do PSD
Relembrando o famoso "Dia do Fico", no qual D. Pedro I, diante dos apelos da família real portuguesa reafirmou sua disposição em permanecer no Brasil, o deputado Jailson Lima (PT) afirmou que o dia 20 de novembro de 2013 passará a ser conhecido com o “Dia do fico do PSD”. Nesta data, disse Jailson, o presidente do PSD catarinense tornou pública sua disposição em apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). “O PSD, por meio do seu presidente estadual, deputado Gelson Merisio, foi a primeira sigla a oficializar este apoio, antes mesmo de partidos da bancada aliada, como o PMDB”, comemorou.
Em sua fala, o parlamentar também anunciou que apresenta na próxima semana um projeto de lei que visa a redução dos percentuais repassados aos poderes públicos. “Cabe a esta Casa corrigir seus equívocos, distorções e erros. Minha posição é clara e busca atender a uma demanda social por melhorias na saúde. Por isso busco destinar esses recursos para um fundo de apoio e assistência a hospitais e também para centros de dependentes químicos e de oncologia”.
Rumos da economia
O deputado Neodi Saretta (PT) repercutiu a divulgação de novos índices socioeconômicos que apontam um recuo para 5,2% no índice de desemprego no país. A informação, disse o parlamentar, é “extraordinária e deve ser comemorada, tendo em vista a atual crise econômica mundial”.
Paralelamente, afirmou, o governo federal já anunciou a intenção de prosseguir em 2014 com o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. “Por meio deste programa já foram construídas cerca de 2,7 milhões de unidades habitacionais, um resultado extremamente importante para corrigir o déficit habitacional do país e um alento para grande parte das famílias brasileiras”.
Saretta destacou ainda que na última década os recursos destinados ao setor da educação apresentaram um incremento de 205,7%. “Os recursos ainda são insuficientes, mas não dá para não comemorar os avanços obtidos”, disse.
Feistock
A realização da Feistock, feira de móveis e decorações, entre 21 e 24 de novembro em São Bento do Sul, foi o tema abordado por Silvio Dreveck (PP). Com duas edições anuais, disse o deputado, o evento reúne expositores dos municípios vizinhos e de outros estados, gerando novos negócios e oportunidades de emprego e renda na região. “A feira surgiu para o aproveitamento de produtos que não atendiam expectativa das lojas que comercializam e hoje está consagrada, com móveis e estofados com até 70% dos preços praticados pelo comércio”.
Obras para o Sul do estado
Relembrando a própria trajetória política, o deputado Manoel Mota (PMDB) afirmou que, apensar dos avanços, ainda são necessários muitos investimentos e a superação de diversos entraves para que se concretize o seu projeto de transformar a região Sul do estado em um polo turístico. Entre as obras mais aguardadas, disse, estão a conclusão das rodovias que visam interligar a região ao norte do Rio Grande do Sul, como a Interpraias e os trechos da Serra da Rocinha, da Serra do Faxinal. Outras obras pleiteadas pela população local são o aeroporto de Jaguaruna e a Barragem do Rio do Salto. "É uma luta conseguir os recursos necessários e quando conseguimos esbarramos na demora em se obter as licenças ambientais necessárias”, lamentou.
Reajustes para o funcionalismo público
Reportando-se ao pacote de projetos enviados à Assembleia nesta semana pelo governo, o deputado Mauricio Eskudlark (PSD) afirmou que alguns deles chegam para atender a pleitos de três décadas do setor de segurança pública. Ele criticou a tentativa de alguns grupos em tentar criar animosidades entre as diversas categorias do funcionalismo estadual. “Agora é a segurança pública que está recebendo uma atenção especial, mas os setores de educação e da saúde também já tiveram a sua hora. Cada um está buscando seu espaço, mas precisamos atender a todos sem criar discórdia”.
Apoio psicológico
O suposto suicídio de um empresário do ramo da construção civil de Balneário Camboriú, lembrou o deputado Mauricio Eskudlark na tribuna, reacende a necessidade de o poder público investir na disponibilização de centros de apoio psicológico ao seu quadro de servidores.
Ele afirmou que quando atuava como Delegado Regional da Polícia Civil em São Miguel do Oeste comandou um inquérito que apontou a ocorrência de 182 suicídios entre policiais civis da região em um período de apenas cinco anos. “O governo precisa criar um setor de psicologia, se preocupar com esta questão”, defendeu.
SC 108 - Rodovia Prefeito Alcides Angelo Saretto
José Milton Scheffer (PP) utilizou a tribuna para agradecer aos colegas parlamentares pela aprovação do PL 253/2013, de sua autoria, e que busca denominar como prefeito Alcides Angelo Saretto a ligação entre Jacinto Machado e Praia Grande da SC 108. “Saretto atuou como vereador e prefeito de Jacinto Machado, sempre pautando suas ações na defesa das causas sociais. Quero agradecer a todos os deputados que aprovaram esta homenagem”, disse.
Scheffer afirmou ainda que o próximo passo será buscar a pavimentação do trecho, de 32 km, um pleito de 40 anos da região, voltada a produção agrícola.
Agência AL