Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/08/2022 - 09h54min

Alesc vai votar criação de dia estadual de conscientização da apraxia de fala

Imprimir Enviar
Reunião da Comissão de Saúde
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Vai ao plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Projeto de Lei 104/2022, que prevê a criação do Dia Estadual da Conscientização de Apraxia de Fala na Infância. Aprovada por unanimidade na Comissão de Saúde, nesta quarta-feira (10), a matéria estabelece que anualmente a data de 14 de maio será destinada para a divulgação sobre a doença e conscientização da população sobre a necessidade do diagnóstico precoce.

O projeto protocolado pela deputada Marlene Fengler (PSD) é voltado ao enfrentamento da doença que, normalmente, tem origem genética e gera incapacidade na programação dos movimentos musculares necessários à produção e sequência de fonemas. O problema faz com que as crianças com essa condição apresentem fala limitada ou inexistente.

O nome da doença foi padronizado e recomendado em 2007 pela American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), instituição cuja estimativa indica que uma ou duas a cada mil crianças são diagnosticadas com esse distúrbio neurológico, que afeta mais os meninos.

Voltar