Alesc promoverá seminário sobre transtorno do espectro autista em Joinville
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprovou, nesta terça-feira (22), em reunião semipresencial, a solicitação do deputado Fernando Krelling (MDB) para realização de uma audiência pública em Joinville, em data e local ainda a serem definidos, para realização de um seminário sobre o transtorno do espectro autista: diagnóstico, família, conscientização e inclusão. O objetivo do evento é debater políticas públicas voltadas às pessoas com o transtorno do espectro autista nas áreas da saúde, educação e assistência social.
O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), presidente do colegiado, lembrou que em 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19, vários eventos promovidos pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência não foram realizados. Reiterou que neste ano haverá o seminário em Joinville em conjunto com outras entidades, coordenando o tema, fomentando a participação de membros da comissão e de pessoas ligadas ao mundo da inclusão. “Em 2019, chegamos a promover reuniões em todo estado com mais de 26 mil pessoas.”
Para Caropreso, o encontro vai debater a angústia de inúmeros pais, profissionais da educação e da saúde que veem cada vez mais casos de transtorno do espectro autista sendo diagnosticados e a dificuldade estrutural de fazer com que ocorra a aprovação do segundo professor e o manejo destes casos. “Esse seminário é mais uma demonstração de que a Alesc, por intermédio da comissão, vai levar à região de Joinville informação de qualidade.”
A deputada Marlene Fengler (PSD) participou da reunião e votou favoravelmente à realização do seminário.