Alesc homenageia Conselho Regional dos Representantes Comerciais em Sessão Especial
A Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Rodrigo Minotto (PDT), realizou Sessão Especial em homenagem ao Conselho Regional dos Representantes Comerciais de Santa Catarina (Core-SC). O evento ocorreu nesta segunda (9), Dia Estadual do Representante Comercial, e homenageou nove entidades e profissionais do setor.
O deputado proponente, Rodrigo Minotto, disse que fica “muito orgulhoso” de poder reconhecer “a notável contribuição daqueles que fortalecem a representação comercial em Santa Catarina e no nosso país”.
Minotto também foi o deputado que propôs o projeto de lei para estabelecer o Dia do Representante Comercial. Para ele, essas iniciativas reconhecem “o trabalho exemplar dessa entidade, que tem sido um pilar de suporte, valorização e organização dos representantes comerciais”.
O Core-SC faz parte do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), que conta com 24 conselhos regionais e representa cerca de um milhão de profissionais. O Core tem papel consultivo, orientador, fiscalizador e normatizador da profissão de representante comercial. Além de expedir o registro dos profissionais e das empresas que atuam na área.
João Pedro da Silva Rosa, presidente do Core-SC, resgatou que a profissão foi regulamentada há 59 anos. Para ele, desde então, a representação comercial está envolvida em quase todas as negociações feitas no estado.
Além disso, Rosa destacou que Santa Catarina é o único estado a homenagear um representante comercial com um nome de rodovia. A SC-443 homenageia Flávio Flores Lopes, falecido em 2017, que esteve à frente do Core-SC por quase 25 anos.
O deputado Minotto também fez homenagem a Flávio Flores Lopes. Segundo o deputado, o representante comercial deixou um “legado de dedicação, ética e liderança, que inspirou gerações em Santa Catarina e no Brasil”. “Sua trajetória fortaleceu os pilares da profissão, valorizando representantes e ampliando o impacto econômico do setor. Seu nome será eternizado como símbolo de excelência e resiliência”, completou.
O representante comercial e sócio proprietário da Contec Representações, Gilberto da Silva, falou em nome dos nove homenageados da sessão. Ele é representante comercial de 1969 e disse que foram muitos anos de “noites sozinho em hotéis, longe da família e sem vislumbrar um horizonte satisfatório”. Mesmo assim, ele insistiu na profissão e teve sucesso. “Na época eu acreditava na profissão, hoje eu tenho certeza que é uma profissão extraordinária”, disse Silva.
Ele destacou que o cenário mudou muito, atualmente o setor é muito competitivo e precisa de muita qualificação profissional. Nessa situação, o papel do Core é muito importante e tem proporcionado várias ações para melhorar a situação dos representantes comerciais.
Durante a cerimônia, nove representantes do setor receberam placas de homenagem.
- Presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Santa Catarina (Core-SC), João Pedro da Silva Rosa;
- Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), Hélio Dagnoni;
- Presidente da Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses (Adac), Alexandro Segala;
- Representante comercial, Hans Martin Meyer;
- Representante comercial da empresa N. B. Falce & Cia Ltda., Humberto Zimmermann;
- Representante comercial da empresa Bona Representações Ltda., Valmor Ernesto Bona;
- Representante comercial da empresa LTA Representações Ltda, Lauro Nunes;
- Representante comercial da empresa Weidgenant, Rogerio Ivan Weidgenant;
- Representante comercial da empresa Contec Representações Ltda., Gilberto da Silva.
- Representante comercial da empresa Agro Divel Indústria, Comércio e Representações de Máquinas Agrícolas, Eduardo Nery Fuganti.
Inaugurada mostra institucional “Do caixeiro-viajante à representação comercial"
Também em reconhecimento aos 59 anos de história do Core, foi inaugurada na última terça-feira (3), na Assembleia Legislativa, a mostra institucional “Do caixeiro-viajante à representação comercial".
A exposição, que abre a agenda cultural do Parlamento no mês de dezembro, acontece na Galeria Ernesto Meyer Filho, no Palácio Barriga Verde, na Capital.
"Do Caixeiro Viajante à Representação Comercial" é uma mostra que retrata a evolução da profissão de representante comercial, desde as figuras pioneiras do caixeiro-viajante e do mascate até a atualidade. Através de totens, a mostra revela fatos históricos sobre a regulamentação da profissão e os seus avanços.
Ali, os visitantes podem conhecer temas como as práticas comerciais na antiga Índia. A viagem no tempo destaca a influência dos libaneses, árabes e o legado fenício para o profissional, como também o início da atividade no Brasil e os desafios enfrentados para a regulamentação da profissão.
A exposição, que tem como objetivo valorizar a profissão de representante comercial, já foi apresentada a diversos estados, como São Paulo e Espírito Santo, e agora chega a Santa Catarina.