Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/12/2023 - 17h25min

Alesc aprova recursos para APPs e bolsas de estudos só para ensino presencial

Imprimir Enviar

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Os deputados aprovaram na sessão da tarde desta terça-feira (19) da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 23/2023, que inclui as associações de pais e professores (APPs) no rol das instituições que podem receber recursos do Fundosocial, além do Projeto de Lei nº 414/2023, que limita as bolsas de estudos do Universidade Gratuita ao ensino presencial.

De acordo com o autor do Projeto de Lei nº 23/2023, Ivan Naatz (PL), o objetivo da proposta é direcionar recursos diretamente para que as APPs tenham condições de executar pequenas obras e reformas nas escolas públicas.

Já o Projeto de Lei nº 414/2023, de Napoleão Bernardes (PSD), altera a Lei nº 18.672/2023, que institui o Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fundes) para limitar as concessões de bolsas de estudos do programa Universidade Gratuita aos cursos na modalidade presencial. Na prática, o projeto veda a concessão de bolsas na modalidade de ensino a distância.

Ressarcimento aos municípios
Também foi aprovado o PL 41/2023, de Marcos Vieira (PSDB), que prevê que o estado promova uma política de saúde pública ambulatorial por meio dos consórcios intermunicipais como um ente consorciado, estabelecendo assim a política de ressarcimento da produção de serviços de saúde ambulatorial realizada pelos municípios de Santa Catarina por intermédio dos consórcios.

Programa antigranizo
O Plenário ainda aprovou o PL 431/2021, da deputada Paulinha (Podemos), que dá caráter permanente ao Programa Antigranizo no estado de Santa Catarina. A proposição prevê ações do Executivo para aprimorar as ações preventivas e reduzir os prejuízos causados pela queda de pedras de gelo, principalmente nos cultivos de fruticultura.

Festival do Camarão
Foi aprovado o PL 472/2023, de Emerson Stein (MDB), que institui em Santa Catarina o Festival do Camarão, a ser realizado anualmente em Porto Belo, sempre no mês de outubro, junto com as comemorações alusivas à emancipação político-administrativa do município.

 

 

Vitor Santos
AGÊNCIA AL

Voltar