Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/11/2012 - 12h38min

Acervo completo do jornal AL Notícias está disponível para consulta

Imprimir Enviar
Edição nº 1 do AL Notícias circulou em agosto de 1999

A Agência AL passa a disponibilizar o acervo completo digitalizado do jornal AL Notícias, veículo institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina que circulou durante aproximadamente 12 anos. Os internautas podem conferir todas as 405 edições do periódico, impresso de agosto de 1999 a setembro de 2011, aqui.
Com veiculação semanal, o jornal trazia a cobertura das sessões e reuniões realizadas pelo Parlamento, reportagens especiais sobre assuntos de interesse estadual e artigos com a opinião dos deputados estaduais. Cada edição tinha tiragem que variava de 5 mil a 10 mil exemplares, distribuídos gratuitamente em todo o Estado.
Graças a um trabalho comandando pela jornalista Cleia Maria Braganholo, chefe de Arquivo da Coordenadoria de Imprensa da Assembleia e fundadora do jornal, com o apoio do servidor Marco Aurélio Ramos, da Diretoria de Comunicação Social, todas as edições do AL Notícias foram digitalizadas. O internauta pode pesquisar pela data a edição que quer consultar e baixá-la para leitura no formato PDF.

Histórico
O AL Notícias nº 1 circulou em 12 de agosto de 1999, com o nome Notícias da Assembleia-SC. O destaque foi a polêmica da federalização do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), que culminaria com a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com ampla cobertura do jornal nas semanas seguintes.
A criação da TVAL, as eleições para a Mesa da Assembleia, a realização de várias CPIs, entre outros assuntos, foram registrados pelo veículo nos 12 anos. Nesse período, ele também passou por várias transformações. Em 2002, passou a ser impresso em formato tabloide, em papel jornal e com algumas páginas coloridas e ganhou o nome de AL Notícias. Excepcionalmente, encartava cadernos especiais sobre eventos extras do Legislativo, retrospectiva de fatos históricos, cobertura de eleições estaduais, entre outros.
Em 2010, o AL Notícias passou por mudanças em seu projeto gráfico e na linha editorial, sendo impresso totalmente em cores. Em 1º de setembro de 2011, a edição 405 encerrou a circulação do periódico, substituído pela Agência AL. (Marcelo Espinoza)

Voltar