Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/04/2022 - 14h44min

Abril Azul: Mais de duas mil carteiras do autista já foram emitidas no estado

Imprimir Enviar
Deputado Mauro de Nadal na entrega da carteira de identificação dos autistas em fevereiro de 2020 no Centro Administrativo FOTO: Ney Bueno

No Abril Azul, mês dedicado à conscientização da sociedade sobre o autismo, um dos fatos que chama atenção no estado é o número de 2 mil carteiras de identificação do autista expedidas pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e entidades parceiras, que garantem o atendimento prioritário em serviços públicos e transporte intermunicipal gratuito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com o autor da lei que regulamentou a carteira em Santa Catarina (Lei 17.754/2019), deputado Mauro de Nadal (MDB), o documento é um projeto que deu certo em Santa Catarina e tem dado dignidade às pessoas com TEA e seus familiares.

Conforme a lei, o documento “visa propiciar a contabilização, no âmbito do Estado de Santa Catarina, do número de portadores dessa condição especial”. Entre os benefícios, assegura preferência no atendimento pessoal em instituições públicas para o trato de assuntos de seu interesse, inclusive quando representado por seu responsável legal, e gratuidade no transporte intermunicipal de passageiros.

Nadal salienta que no dia a dia a carteira possibilita que a família obtenha atendimento de forma mais tranquila e sem constrangimento. “A carteirinha leva dignidade não somente ao autista, mas a toda a família. Dignidade ao ponto de ter esse reconhecimento ao acessar algum ambiente público, quer seja o transporte ou até mesmo um supermercado, uma farmácia, tendo assim, a família que está com o autista, preferência no seu atendimento.”

Ele lembra que nem todos os autistas expressam fisicamente que são autistas e a carteirinha prporciona a eles dignidade. “Essas são políticas que precisamos continuar construindo no Parlamento para que as pessoas se sintam bem e melhor em Santa Catarina. Um exemplo foi o todo o preparo que fizemos no ano passado com os olhos voltados para os professores que trabalham com o autista em salas de aulas, nós promovemos um curso, via Escola do Legislativo, para formar esses professores. Então, eu vejo quanto mais políticas desta natureza quem ganha é o catarinense.”

Importância da identificação
A mãe do João Pedro, Andreia Vendruscolo, moradora de Maravilha, destaca a importância da carteira de identificação do autista. “A carteirinha do autista vem nos ajudar porque o autismo é uma deficiência invisível e quando a gente precisa passar por uma fila ou comprovar para alguém que nosso filho tem uma deficiência, ela com certeza é muito útil.” Ela relata que os autistas leves têm muitas dificuldades até para comprovar a deficiência, por isso a importância do documento. “Então, ter essa identificação é superimportante e é um marco na vida dele e das famílias.”

Emissão
A carteira é expedida pelo governo de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Educação Especial e de outras 30 entidades parceiras. Para obtenção do documento é necessário apresentar laudo médico com a indicação do Código Internacional de Doenças (CID), documento de identificação do beneficiário e de dois responsáveis legais, comprovante de residência, tipo sanguíneo e foto 3x4. No site, a FCEE informa que o prazo para emissão da carteira é de 20 dias após a apresentação dos documentos.

Os beneficiários residentes nos municípios da Grande Florianópolis podem entregar os documentos diretamente na FCEE ou no Centro de Avaliação e Encaminhamento (Cenae), em São José. Residentes em outras regiões do Estado podem conferir a lista das 30 instituições credenciadas para concessão do documento no site da FCEE ou diretamente pelo link.

Abril Azul
Abril Azul é o nome da campanha de conscientização sobre o autismo que visa dar visibilidade sobre o tema ao longo do mês. O transtorno do espectro autista é considerado uma alteração neurológica que afeta as áreas de comunicação, comportamento e interação social. Os sintomas do autismo são fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo.

No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno sem nenhum tipo de atraso mental.

Voltar