Abertura da colheita marca grande safra da rizicultura em Santa Catarina
Lideranças dos rizicultores visitaram a presidência da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (25) para formalizar convite para a 5ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz de Santa Catarina, que acontecerá no próximo dia 9 de fevereiro, no distrito de Monte Carlo, em Tubarão. A organização do evento este ano cabe à Cooperativa Agropecuária de Tubarão (Copagro), em conjunto com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), BrasilRice, Sindarroz SC, Câmara Setorial do Arroz e Farmer UP Consultoria.
A previsão de safra estadual 2022/23 estima 147 mil hectares plantados, com produtividade média de 8 mil quilos de arroz colhido por hectare, o equivalente a 160 sacas/hectare. Os principais campos de arroz em Santa Catarina estão, pela ordem, nas regiões de Araranguá, Criciúma, Joinville e Tubarão. A saca é comercializada, já descontado custos de secagem, na média de R$ 85.
O presidente da Copagro, Dionísio Bressan Lemos, e o coordenador do programa de grãos da Epagri, Douglas Oliveira, entregaram convite para o evento ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), acompanhados dos deputados Altair Silva (PP), José Milton Scheffer (PP) e do eleito Pepê Collaço (PP). Sopelsa também recebeu pacotes de arroz pérola, próprio para risotos, e da 26ª variedade desenvolvida em parceria com a Embrapa pela Epagri no Centro de Pesquisas de Itajaí.
"Recebo este convite com grande satisfação, por marcar a celebração de uma grande safra de arroz, resultado do trabalho da pesquisa, de técnicos, empreendedores e do agricultor catarinense", ponderou Sopelsa, que estenderá o convite ao futuro presidente do Parlamento.