Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/05/2015 - 12h50min

Zé Milton integra Frente Parlamentar em Defesa da Suinocultura

Imprimir Enviar
FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Maior produtor e exportador de carne suína, sede das principais cooperativas e agroindústrias instaladas no país, Santa Catarina desponta como o expoente da suinocultura brasileira. Para assegurar este título e manter o crescimento, foi reinstalada, nesta quarta-feira (20), a Frente Parlamentar em Defesa da Suinocultura, que tem como objetivo debater e elaborar projetos em prol do setor. Vice-presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Zé Milton (PP) passa a integrar a frente. “A participação da agricultura familiar é muito significativa na produção de suínos, principalmente em nosso Estado. Assim precisamos estar atentos e debatermos junto com o governo a viabilização dos investimentos nas pequenas propriedades, para a melhor utilização e gestão dos dejetos, dentre outros aspectos para a manutenção da suinocultura”, defendeu Zé Milton, que em 2013 integrou a missão catarinense ao Japão, que firmou a exportação da carne suína catarinense em solo nipônico.

Presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivanio Luiz de Lorenzi enfatizou o bom momento do setor, que neste ano manteve os preços. “Encerramos 2014 com bons preços pagos ao produtor e continuamos estáveis”, destacou presidente, ressaltando que com os trabalhos em parceria com a frente será possível ter um canal direto com o governo do estado, para manter a biossegurança nas propriedades e garantir que o mercado continue promissor.

Suinocultura em números
Segundo dados da Secretaria de Agricultura, Santa Catarina conta com 12 mil criadores integrados às agroindústrias e independentes e produz anualmente cerca de 820 mil toneladas de carne suína.

No primeiro semestre de 2014, o estado exportou 293 milhões de dólares, 41,43% a mais do que no mesmo período de 2013.  Devido à qualidade de seu rebanho e de seu status sanitário, Santa Catarina responde por 80% das exportações brasileiras.

A frente é composta pelos deputados Zé Milton, José Nei Ascari, Neodi Sareta,  Ricardo Guidi, Mário Marcondes, Gabriel Ribeiro, Dalmo Claro de Oliveira, Maurício Eskudlark e Luiz Fernando Vampiro. 


Fernando Silveira
Assessor de Comunicação -  Gabinete Deputado José Milton
(48) 9956.0983 - 3221.2671
www.deputadojosemilton.com.br

Acompanhe José Milton Scheffer


José Milton Scheffer
Voltar