Voluntária da Pastoral da Criança de Pinhalzinho recebe homenagem do Legislativo
Na primeira vez em que viajou de avião, na última segunda-feira (20), a dona Jandira Alves, 72 anos, também recebeu a mais alta honraria concedida pelo Parlamento estadual, a Comenda do Legislativo Catarinense.
Com mais de 40 anos de trabalho voluntário, a maior parte deles na Pastoral da Criança de Pinhalzinho, ela foi uma das quatro mulheres entre as 41 pessoas e instituições homenageadas em evento na Capital.
Nascida na linha Alto Recreio, hoje município de Sul Brasil, mudou-se para a cidade em 1972 com o marido José Alves. Em uma região onde os moradores tinham muitas dificuldades, começou a ajudar as famílias do bairro Maria Terezinha, auxiliando aquelas que reivindicavam água, luz e a abertura de ruas na prefeitura.
Alguns anos depois, já no bairro Panorama, teve o mesmo papel, mas agora criando a associação de moradores local, um clube de mães e uma associação feminina. Na linha de frente da associação, ajudou a trazer o primeiro posto de saúde para o bairro São José/Panorama.
“Estou muito contente em receber esse prêmio. Eu represento o grupo da pastoral da criança, de voluntárias”, lembra Jandira, indicada para homenagem pelo deputado Fabiano da Luz (PT).
Depois de mais de duas décadas como professora de catequese e voluntária, começou em 1998 a atuar na pastoral, um dos seus mais importantes trabalhos. A mãe de Ruan Damião Alves, 30 anos, tinha como função dar lanche para as crianças, cuidando delas, levando ao posto de saúde e auxiliando os pequenos que tinham desnutrição.
Quando questionada sobre sua maior riqueza, ela diz: “Poderia ser muito bem de vida financeiramente se tivesse guardado tudo o que ajudei os outros, mas, graças a Deus, isso não me faz falta”.
“É uma pessoa que inspira por todo esse trabalho, esse projeto social. É um exemplo a ser seguido por todos nós”, destaca Fabiano da Luz.