Violência sexual no Sul da Ilha é tema de audiência pública
A Assembleia Legislativa realiza, na próxima quinta-feira (7), às 19h, no Plenarinho, uma audiência pública sobre denúncias de casos de assédio e abuso sexual que ocorreram com mulheres, jovens e crianças em diferentes trilhas de acesso a praias do Sul da Ilha de Santa Catarina (Rio Tavares, Campeche e Morro das Pedras). O evento foi proposto pelo deputado Marcos José de Abreu - Marquito (Psol), por meio da Comissão de Assuntos Municipais. A audiência será transmitida ao vivo pelo YouTube da Alesc.
Irão compor a mesa representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda municipal, Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis, Defensoria Pública, Universidade Federal de Santa Catarina, Associação de Moradores do Campeche e também do grupo de mulheres do Sul da Ilha que levou a questão ao deputado Marquito.
Na audiência, será distribuído um material de conscientização elaborado pelo mandato do deputado Marquito junto à sociedade civil. O foco do material é auxiliar as vítimas a reconhecerem os crimes sexuais – importunação sexual, assédio sexual, estupro e violação sexual mediante fraude - e saberem como denunciar.
Notificar é a principal recomendação das forças policiais, pois os dados podem ajudar a pressionar as instituições por mais investimentos e ações. Com essas informações em mãos, também fica mais fácil para a sociedade civil fazer as devidas cobranças.
O deputado Marquito conta que, desde o início do ano, logo após receber as denúncias, o mandato tem trabalhado na temática, buscando garantir o direito das mulheres de circularem em segurança por onde desejarem.
Serviço
Quando: 7 de dezembro de 2023
Onde: Alesc – Plenarinho
Horário: 19h
Anita Grando Martins
Assessora de imprensa e coordenadora de Comunicação do deputado Marquito (Psol/SC)
48 99901-3074
48 3221-2661
anmartins11@gmail.com
Assembleia Legislativa de Santa Catarina