Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/05/2015 - 12h45min

Venzon lamenta que obras de transporte seguirão paralisadas em SC

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon FOTO: Divulgação/Alesc

“Santa Catarina, apesar de contribuir com bom retorno econômico para a União, infelizmente, mais uma vez deverá ser penalizada com o atraso e a falta de recursos do governo federal no que tange a obras de infraestrutura, principalmente rodoviárias”, lamentou o deputado Serafim Venzon, líder do PSDB na Assembleia, citando principalmente a conclusão das obras de duplicação  da BR-101 Sul, BR-280 e BR-470.

Diversas obras de infraestrutura viária no Brasil continuarão paralisadas por tempo indeterminado devido à falta de recursos do Ministério dos Transportes, que chegou ao ponto de admitir o calote em empreiteiras.

Venzon se referiu às recentes declarações do ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, o qual admitiu o atraso geral das obras durante audiência pública na Comissão de Serviços e Infraestrutura do Senado e  que a interrupção ocorre por conta do impacto do ajuste fiscal do governo. Também formam o cenário desfavorável a demora na aprovação do Orçamento Geral da União e os reflexos da Operação Lava Jato, que levou diversas empreiteiras a entrar em recuperação judicial.

O deputado Leonel Pavan (PSDB) concorda e  acrescentou que investimentos em infraestrutura são prioritários para sofrerem cortes desta magnitude. “O governo federal parece ter jogado a toalha definitivamente, virou um governo tapa-buracos ao invés de realizar as obras principais”, lamentou.

Documento CNT: riscos de apagão
O deputado Serafim Venzon também leu trecho de documento da Confederação Nacional do Transporte (CNT) que alertou em boletim divulgado no início deste mês que a demora para a votação do Orçamento 2015, que passou pela Câmara Federal na segunda quinzena de março, com quase três meses de atraso, vai impactar de forma negativa nos investimentos em obras de infraestrutura. Para completar o cenário ruim, a morosidade na execução de projetos de mobilidade, transporte e logística, é agravada pelo déficit nas contas públicas.

A conclusão do documento é que a infraestrutura tem sido um dos maiores entraves para o desenvolvimento do país. O indicador do Fórum Econômico Mundial, que mede a qualidade geral da infraestrutura de transporte dos países, coloca o Brasil na 131ª posição no ranking geral. Mesmo com um salto de R$ 2,8 bilhões, em 2002, para R$ 15,5 bi, em 2014, os investimentos ainda são considerados insuficientes. A direção do  FMI recomendou recentemente que o Brasil amplie seus investimentos para melhorar a infraestrutura.

Assessoria Liderança e bancada do PSDB
Outras informações – 48 – 9191 8946/ 3221 -3075

Voltar