Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/03/2025 - 12h55min

Comissão de Saúde aprova PL que cria programa de internação involuntária de dependentes químicos

Imprimir Enviar
Comissão de Saúde.

Relatório de Dr. Vicente incluiu os profissionais da segurança pública entre agentes autorizados a solicitar a medida, mas manteve exigência de parecer médico

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou o relatório do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) favorável ao projeto de lei PL nº 0085/2022. A proposta busca viabilizar a internação involuntária humanizada de moradores de rua com dependência química ou transtornos mentais em unidades terapêuticas.

No parecer, Dr. Vicente incluiu os profissionais da segurança pública entre os agentes autorizados a solicitar a medida – algo que não constava na proposta original. Ele também reforçou a necessidade de validação do processo por um médico.

A reunião do colegiado ocorreu nesta quarta-feira (12). O projeto ainda será analisado pela Comissão de Prevenção e Combate às Drogas antes de seguir para votação em plenário. A proposta original, de autoria do deputado Ivan Natz (PL), já passou por alterações por meio de um substitutivo global apresentado pelo deputado Maurício Peixer (PL) que alterou substancialmente a proposta, estabelecendo que o projeto cria o “Programa Estadual "Saúde Mental e Sem Dependência Química”.

O relatório de Dr. Vicente modificou o artigo 6º do projeto, prevendo que a internação involuntária, de caráter humanitário, poderá ser solicitada por parentes de primeiro grau, responsáveis legais ou servidores públicos das áreas de saúde, assistência social e segurança pública, desde que devidamente justificada. A medida deverá ser autorizada por um médico e comunicada ao Ministério Público e à Defensoria Pública.

“Os profissionais da segurança pública estão na linha de frente e frequentemente lidam com situações de risco envolvendo pessoas em surto ou em estado de grave comprometimento mental devido ao uso de drogas e álcool. Eles possuem condições de identificar a necessidade de uma intervenção imediata, visando à proteção do próprio indivíduo e da sociedade”, argumentou Dr. Vicente.

O parlamentar também destacou a urgência de políticas públicas para enfrentar o crescente número de pessoas em situação de rua devido ao vício em drogas. “Precisamos de uma intervenção estatal urgente, especialmente diante dessa ‘pandemia do crack’ que assola nossas cidades e destrói famílias em todo o país”, afirmou.

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar