Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/11/2015 - 10h54min

Venzon critica má gestão da Petrobras e aponta prejuízo público

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon

“A má gestão do governo e a série de medidas equivocadas na área econômica estão provocando uma sucessão de péssimas noticias para os brasileiros neste setor e provocando a queda dos atrativos para investimentos no Brasil”, criticou o deputado Serafim Venzon, líder da bancada do PSDB, nesta quarta-feira (11), no plenário da Assembléia Legislativa.

Ao se referir ao noticiário nacional na área de economia, o parlamentar disse que “a pior noticia atinge a Petrobras, maior patrimônio público da nação e que afunda, cada vez mais, numa situação caótica, o que resultará em prejuízos para investidores e todos os contribuintes que terão que arcar com os prejuízos”.

O deputado lembrou que a Petrobras deve apresentar nesta quinta-feira (12) o balanço do terceiro trimestre de 2015, depois de registradas as perdas com a crise deflagrada pela Operação Lava-Jato. “Desde setembro de 2014, a estatal perdeu 65% do seu valor de mercado. Analistas estimam que o prejuízo no trimestre será de até R$ 1,8 bilhão, e a companhia não dá sinais de recuperação”, observou Venzon.

No terceiro trimestre, as ações da Petrobras caíram cerca de 40%, de acordo com um levantamento da consultoria Economática, divulgadas no inicio desta semana pela mídia econômica nacional. A estatal também tem uma dívida bilionária referente ao não pagamento de dividendos.

Ainda assim, complementa o deputado, a empresa realiza investimentos de alto risco como o feito no projeto das refinarias Premium – uma no Ceará e outra no Maranhão, cancelado neste ano e que levou a um prejuízo de R$ 3 bilhões. Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que a diretoria da Petrobras decidiu seguir adiante com o projeto mesmo após ter conhecimento de que o risco de prejuízo era de 98%.

“Neste sentido, a gestão petista deveria pedir desculpas aos brasileiros por “afundar o maior patrimônio público da nação em uma situação caótica”, defendeu Venzon, acrescentando ainda que” mais uma vez o cidadão brasileiro vai ter que arcar com os custos dessa irresponsabilidade com o dinheiro público. É triste e lamentável, e isso tem que ser amplamente divulgado e denunciado, é nosso papel de oposição, alertar a opinião pública “, concluiu o parlamentar tucano.

Carlos Mello – Assessoria Liderança e Bancada PSDB

Voltar