Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/02/2014 - 18h10min

Venzon critica eficiência do Programa Mais Médicos

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon (PSDB)

O deputado Serafim Venzon (PSDB) voltou a criticar o programa Mais Médicos, do Governo Federal. Em funcionamento há sete meses, 190 médicos estrangeiros já abandonaram o programa. Segundo o parlamentar, esta não é a solução para a saúde pública no Brasil.

O Mais Médicos foi criado para melhorar o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde), mediante a ampliação do número de profissionais na rede de atenção básica. No entanto, segundo Venzon, no Brasil não faltam médicos, nem qualificação. “Até 2013, 388 mil médicos trabalhavam no território nacional, o dobro aconselhado pela Organização Mundial de Saúde. Além disso, o país forma 16 mil profissionais por ano", afirma.

Para Venzon, o Mais Médicos é um programa com deficiência já em sua concepção. "Nosso problema está concentrado na gestão do SUS. O atendimento nos municípios mais carentes não é realizado por falta de médicos, mas pela falta de autorização do SUS, que não libera os procedimentos nos municípios, direcionando a maioria dos pacientes para os hospitais da Capital”, lamenta.

Venzon ressalta ainda que os médicos contratados são generalistas, aptos a prestar o primeiro atendimento. Com isso, o paciente que necessitar de uma especialista não encontrará.   "Isso agrava o problema da ambulancioterapia, já que os pacientes continuam sem atendimento adequado nos hospitais do interior", afirma.

Atualmente 6,6 mil profissionais em mais de 2.166 cidades e 28 distritos indígenas fazem parte do Mais Médico.  Só em Santa Catarina, são 199 médicos, atuando em 103 municípios. Em março, segundo o Ministério da Saúde, chegarão mais 92 médicos, que atenderão em mais 68 municípios.    

 

Ana Maria Leal da Veiga
Jornalista / Assessoria de Imprensa Deputado Serafim Venzon
(48) 3221.3075

Voltar