Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/11/2016 - 17h05min

Venzon chama atenção para a campanha Novembro Azul

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon

Com a campanha, parlamentar e médico, quer incentivar o cuidado do homem com a saúde

Médico urologista, o deputado Serafim Venzon (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar sobre a campanha Novembro Azul. O parlamentar alertou sobre os riscos do câncer de próstata e pediu que os homens tenham mais cuidado com a saúde.
O câncer de próstata é o segundo tipo mais mortal entre os homens. Um a cada seis homens é vítima da doença. De acordo com a última estimativa do Instituto Nacional do Câncer, só neste ano cerca de 61 mil homens devem ser vítimas desse tipo de câncer. "A doença não apresenta nenhum sintoma no início. Por isso, é muito importante que os homens façam exames médicos", alerta.
Segundo Venzon, os homens vão pouco ao médico, se comparado às mulheres. "Por esse motivo conhecemos tantas viúvas. A mulher se cuida mais. Controla a alimentação, tem hábitos mais saudáveis e vão mais ao médico", afirma. O parlamentar pediu que a família aproveite a campanha Novembro Azul para incentivar o cuidado do homem com a saúde. "Falem com seus pais, maridos, irmãos e filhos. É muito melhor a prevenção", garante.
A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Normalmente, os homens são mais resistentes a cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Na maioria das vezes a doença é descoberta tardiamente, apenas quando os sintomas começam a aparecer. "Cerca de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em estágio muito avançado e grave quando os sintomas começam a aparecer. Aí pode ser tarde demais"

Sintomas do câncer de próstata
Os sintomas mais comuns só aparecem na fase avançada da doença:Vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.

A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e por isso homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.

 


Ana Maria Leal da Veiga
Assessoria de Imprensa Deputado Serafim Venzon (PSDB)
(48) 9633.4105
(48) 3221.2717

Voltar