Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/05/2016 - 18h20min

Vendaval: situação de Ponte Alta do Norte é abordada por deputado Berlanda

Imprimir Enviar
Deputado Berlanda informou que 12 casas foram destruídas totalmente FOTO: Assessoria de Imprensa deputado Berlanda

Na tarde desta terça-feira, dia 17 de maio, a Defesa Civil de Santa Catarina divulgou o último relatório de eventos adversos que traz informações sobre a situação dos municípios catarinenses atingidos por fenômeno climático neste domingo, dia 15. A cidade de Ponte Alta do Norte, no Planalto Serrano de Santa Catarina, foi a que teve mais estragos causados por uma microexplosão que provocou ventos acima de 100 quilômetros por hora.

Como representante da região de Curitibanos, cidade vizinha a Ponte Alta do Norte, o deputado Nilso Berlanda (PR) se pronunciou no plenário da Assembleia Legislativa e se solidarizou com os atingidos pelo vendaval. “Devido à situação, Ponte Alta do Norte decretou situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil, foram três vítimas fatais, 70 casas atingidas. Destas, 12 foram totalmente destruídas. No município, 280 pessoas foram afetadas pelo fenômeno climático. Até as 11h30 de segunda-feira, dia 16, 95% das residências do município estavam sem energia elétrica”, destaca Berlanda.

Providências
O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, esteve em Ponte Alta do Norte ainda na segunda-feira. “O secretário informou que o estado já está auxiliando as famílias que estão sem as casas e, imediatamente, vai fazer o levantamento das 12 residências que foram totalmente destruídas. Havendo o enquadramento socioeconômico, o Governo do Estado vai disponibilizar 12 residências de imediato para essas famílias. As outras, que foram parcialmente destruídas, também, se forem enquadradas, o Estado vai ajudar na reconstrução por meio de programas da Defesa Civil instituídos para atender as pessoas mais humildes”, lembra o deputado Berlanda.
Inicialmente, as famílias receberam o apoio emergencial do Governo do Estado para o trabalho de recuperação dos estragos. As primeiras ações incluíram a distribuição de itens de assistência humanitária, como colchões, lonas, telhas, cestas básicas e kits de higiene e limpeza. A Defesa Civil também ativou a Central de Gestão de Crise para monitorar os prejuízos causados pela tempestade na cidade de Ponte Alta do Norte. “Quero parabenizar o trabalho da Defesa Civil e do secretário Hobus que está agilizando o trabalho de atendimento às famílias. Parabenizo também o trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que trabalharam incansavelmente para atender as inúmeras ocorrências”, finaliza Berlanda.

 

 

Voltar