Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/10/2015 - 16h11min

Valduga acompanha assinatura de projeto que cria política de apoio ao cooperativismo

Imprimir Enviar
Deputado Cesar Valduga e outros parlamentares na assinatura do projeto

Na manhã desta quarta-feira (21) o deputado Cesar Valduga (PCdoB) acompanhou o ato de assinatura do projeto de lei que institui a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo (PEAC) pelo governador Raimundo Colombo (PSD).
O projeto é fruto da articulação entre a Assembleia Legislativa, o governo do Estado e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). A intenção do projeto é fomentar mecanismos para estimular o desenvolvimento da atividade, incentivar parcerias e convênios entre órgãos públicos e privados. Além disso, garante a  criação do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop), que terá a atribuição de propor diretrizes de organização e incentivo às cooperativas catarinenses.
Para o deputado, membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo, a iniciativa é uma demonstração de compromisso do Executivo e do Legislativo catarinense com o cooperativismo. “Juntos estamos construindo um caminho de valorização para o cooperativismo catarinense, que é modelo para o Brasil e deve crescer e se normatizar ainda mais com este projeto”.

O papel do cooperativismo
Santa Catarina conta hoje com 253 cooperativas regularmente registradas perante o órgão representativo estadual, que congregam 1.755 associados e mantêm 52.157 empregados diretos. Dados da Ocesc mostram que o cooperativismo no Estado sempre teve papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico, além de ser um dos setores que mais crescem na economia catarinense. Nos últimos 11 anos, o setor registrou um aumento de 383% no seu faturamento.
Em 2014, as cooperativas catarinenses faturaram R$ 23 milhões, um crescimento de 15,91% num período em que a economia geral do país cresceu apenas 0,1%. “Esses números mostram a força e a vitalidade do cooperativismo, com foco em criar e distribuir valor por meio de sinergias que permitem um progresso social para todos”, reforçou o deputado.

Voltar