Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/12/2023 - 18h09min

Uso do acostamento como 3ª faixa na BR-101 terá novos estudos em 2024

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha na BR-101, trecho entre Itapema e Itajaí

Novos testes para a autorização do acostamento como terceira faixa na BR-101 entre Itapema e Itajaí devem ser realizados em 2024. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (19), em reunião com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da concessionária Arteris Litoral Sul, além da deputada Paulinha (Podemos) e prefeitos da região.

Durante a reunião, as autoridades de trânsito reforçaram a importância de fazer mais testes em janeiro para reavaliar a medida e buscar uma solução para as filas provocadas pelo trânsito. O  teste realizado no último final de semana foi considerado como inclusivo. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 9 de janeiro de 2024, com o objetivo de definir o formato do novo teste, assim como os trechos, dias e horários.

A deputada Paulinha, que defendeu a medida como forma de amenizar o congestionamento da BR-101 durante a temporada de Verão, reforçou que trafega pela rodovia todos os dias e que autorizar o uso da terceira faixa em um teste por 30 dias vai tornar o diagnóstico mais preciso, incluindo mais dias durante a semana, quando o fluxo de veículos é maior. O prefeito Paulinho, por sua vez, insistiu que novos testes sejam feitos ainda em janeiro, justamente para que se possa ter uma avaliação mais precisa no uso do acostamento como terceira faixa.

A avaliação da ANTT é que houve receio inicial dos motoristas em utilizar o acostamento, movimento que aumentou ao longo do fim de semana. A PRF destacou que para editar nova portaria de uso precisa da manifestação da Arteris e da ANTT. Os testes não seguirão imediatamente porque a Arteris apontou que em virtude do fim do ano não consegue contratar serviços de benfeitorias que seriam necessários, e nem providenciar novas placas de sinalização. A próxima reunião de avaliação ficou marcada para 9 de janeiro.

Acompanhe Paulinha


Paulinha
Voltar