Três poderes, academia e terceiro setor se unem em Fórum na Alesc
A Assembleia Legislativa foi palco de uma grande mobilização em favor de mais transparência, controle social e participação cidadã na gestão pública catarinense. Nesta quarta-feira (15), representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da academia e do terceiro setor se reuniram para a abertura do Fórum Parlamentar de Apoio ao Governo Aberto, o primeiro instalado na atual legislatura.
Sob a coordenação do deputado Napoleão Bernardes (PSD), autor do projeto que instituiu o grupo, o encontro contou com as presenças do controlador-geral do Estado, Cícero Barbosa; do vice-presidente do Tribunal de Justiça, Altamiro de Oliveira; do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Wilson Rogério Wan-Dall; e do subprocurador de Justiça, Luciano Naschenweng, além de parte dos outros 22 deputados que assinaram a criação do Fórum.
Também participaram pesquisadores do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag/Udesc) e do Observatório Social de Santa Catarina.
O Fórum Parlamentar foi implantado para promover a articulação entre diversos atores do poder público e da sociedade civil, estabelecendo medidas que fortaleçam os mecanismos de governo aberto no âmbito estadual.
Adepto deste modelo em sua trajetória na vida pública, Napoleão defende que governos mais transparentes e sujeitos ao controle entregam melhores resultados à população. “A prioridade das prioridades da gestão pública deve ser a busca pela máxima eficiência como caminho para qualificar serviços, garantir o bom uso do dinheiro público e melhorar a vida das pessoas”.
Em breve, os membros do Fórum divulgarão o cronograma de atividades e encaminhamentos técnicos iniciais.