Sopelsa sugere traçado alternativo para Ferrovia da Integração
O estudo de viabilidade de um traçado alternativo para a Ferrovia da Integração é a proposta do deputado Moacir Sopelsa (PMDB), encaminhada via indicação da Assembleia Legislativa ao Ministério dos Transportes e à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Ele pretende a inclusão nos estudos de viabilidade de outro trajeto a partir de Chapecó, passando por Seara, Concórdia, Piratuba e Capinzal, até Herval d'Oeste. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento da região, facilitando o escoamento da produção de unidades frigoríficas locais e aproveitar, ainda que parcialmente, o leito do ramal ferroviário já existente, que beira o Rio do Peixe. “Se ainda não definimos o melhor traçado, vamos sair da encruzilhada e optar pelo desenvolvimento do meio-oeste”, justifica Sopelsa.
A indicação é uma sugestão que o parlamento estadual encaminha, e Sopelsa avalia que este é o momento adequado para o governo federal cogitar outro traçado, ainda que a ferrovia possa ter extensão um pouco maior. “O que importa é que em Seara, Concórdia e Capinzal estão localizadas importantes unidades frigoríficas, e todos os municípios abrangidos em minha proposta têm grande potencial de desenvolvimento”, reforça o deputado. “De Piratuba até Herval d’Oeste, margeando o Rio do Peixe, temos, inclusive, o traçado do antigo ramal ferroviário que pode ser ajustado. Certamente terá um custo de implantação menor e maiores facilidades para o licenciamento ambiental”.